Equipe do Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos de Sensores (LASP) vai conduzir duas linhas de pesquisas na Universidade Técnica de Ilmenau

 

Arquivo pessoal

 

Integrantes do Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos de Sensores (LASP), do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, passarão um ano em Ilmenau, na Alemanha, para realizar pesquisas envolvendo aplicações de conjuntos de antenas.

 

O grupo terá a oportunidade de usufruir da estrutura da universidade da cidade alemã, como o Laboratório Digital de Pequisa em Radiodifusão (Digital Broadcasting Research Laboratory), além de contar com o auxílio de especialistas internacionais em diferentes áreas.

 

Segundo o coordenador do LASP, professor João Paulo Lustosa, o grupo vai atuar em duas linhas de pesquisa. “Na área aeroespacial, vamos trabalhar comunicações de satélites e de sistemas de navegação baseados em satélites. Em smart grids, o foco são sensores que ficarão em residências”.

 

O sistema de smart grids, também conhecido como rede inteligente, engloba a instalação de sensores em linhas de redes de energia elétrica. Os aparelhos detectam informações sobre o desempenho da rede e assim permitem melhor aproveitamento de energia e diminuição na emissão de carbono.

 

A equipe é formada pelo professor João Paulo e pelos estudantes de doutorado Marco Marinho, Ricardo Kehrle e Jayme Milanezi. “Minha expectativa é melhorar a qualidade do meu trabalho e aproveitar a excelente infraestrutura laboratorial de lá”, conta Ricardo Kehrle, que estuda a diminuição na interferência no sinal de antenas.

 

A mudança temporária do núcleo do LASP para a Europa faz parte de esforço conjunto da UnB, CAPES, CNPq, Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Espacial Brasileira, Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Universidade Técnica de Ilmenau, Instituto Fraunhofer IIS, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do programa Ciências sem Fronteiras (CSF).

 

O LASP - O Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos de Sensores integra os programas Labredes e LATITUDE, coordenados pelo professor Rafael Timóteo de Sousa Júnior, do Departamento de Engenharia Elétrica. É o único no mundo que disponibiliza curso a distância na área de processamento de sinais em arranjo de sensores, com aplicações que variam de telecomunicações e áudio até biomédica e mineração de dados. O LASP é composto por uma equipe de professores, pesquisadores, estudantes de pesquisa e ex-alunos.