IX CONGRESSO ABRAMD

Evento oferece a profissionais da rede pública oportunidade de capacitação com especialistas de referência na área. Inscrições estão abertas até 31 de outubro

IX Congresso da Abramd promete debate qualificado sobre o tema das drogas e seus desafios. Foto: Pixabay

 

Entre 15 e 18 de novembro, a Universidade de Brasília sedia o IX Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd). O evento acontece no campus Darcy Ribeiro (Asa Norte) e as inscrições podem ser feitas no site do encontro.

 

Com o tema A ética na pluralidade dos saberes e dos fazeres sobre drogas e ampla programação distribuída em 13 eixos temáticos, o evento reunirá professores, pesquisadores, profissionais de diferentes áreas e representantes de movimentos sociais. O objetivo é discutir as várias dimensões que o tema das drogas traz como desafios para a sociedade brasileira na atualidade e também debater sobre políticas e experiências de países da América Latina. Estarão presentes especialistas do México, Colômbia, Uruguai, Espanha, França e Senegal.

 

"A questão da violência e morte de jovens no contexto do microtráfico, assim como o aparecimento de novas drogas sintéticas, como os opióides, são problemas que têm gerado muita preocupação na sociedade e estarão presentes nos debates", destaca a professora aposentada do Instituto de Psicologia (IP/UnB) Maria Fátima Sudbrack, que preside o congresso este ano.

Fundadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi), a professora de Psicologia Maria Fátima Sudbrack presidirá o IX Congresso da Abramd este ano. Foto: Acervo Pessoal 

 

Esta é a segunda vez que o encontro acontece em Brasília e a primeira em que oferece a profissionais da rede pública do Distrito Federal oportunidade de capacitação com especialistas de referência na temática. 

 

O evento realizará lives semanais no canal da Abramd no YouTube nos dias antes do encontro. Espera-se também a elaboração de propostas pelos diferentes grupos temáticos.

 

"Criada em 2005 por um grupo de profissionais e acadêmicos que buscavam uma transição de paradigmas no campo de estudos e políticas sobre drogas, a Abramd se tornou ao longo dos anos uma das protagonistas pelo avanço do debate em uma perspectiva científica, plural e ética", conta Maria Fátima.

 

A associação se guia pelos princípios antimanicomiais, antiproibicionistas e da redução de danos sociais, bem como pela promoção de saúde e cuidados especializados para pessoas que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas.

 

A organização do evento tem apoio do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC/UnB) e participação do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi/IP/UnB), do Observatório de Saúde Mental (OBSAM/FS/UnB) e do Serviço de Estudos e Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas (SEAD/HUB/UnB), além órgãos de classe, como o Conselho Federal de Psicologia e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 

PROTAGONISMO – A UnB tem contribuição relevante no estudo da temática álcool e outras drogas com pesquisas desenvolvidas no Departamento de Psicologia Clínica (PCL/IP/UnB). Marcos importantes foram a criação, em 1985, do Centro de Estudos sobre Drogas e Atendimento a Toxicônomos (Cordato) pelo professor Richard Bucher e, em 1991, do Prodequi, coordenado pela professora Maria Fátima Sudbrack.

 

Reconhecido como centro de referência pelo Conselho Federal de Entorpecentes, o Cordato foi um dos primeiros espaços de atendimento ambulatorial a adotar os princípios da voluntariedade, anonimato, gratuidade e isenção de credo religioso no tratamento da drogadição.

 

Atualmente, a Universidade abriga inúmeros estudos e projetos sobre substâncias psicoativas (SPAs). Um dos convidados a palestrar nesta edição do congresso é o professor e decano de Assuntos Comunitários da UnB Ileno Izídio da Costa, pesquisador reconhecido na área de saúde mental, que falará sobre o cuidado aos usuários de SPAs.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.