IMPACTO SOCIAL

Graduandos da Universidade foram metade de todos os brasileiros selecionados para a Tech4good, da empresa chinesa de tecnologia Huawei, que aconteceu em El Salvador

Estudantes da UnB, da UFABC, da UFRJ, da UFRRJ, da Unifesp e da PUC Minas representaram o Brasil na Tech4good, em El Salvador. Foto: Arquivo pessoal

 

São da Universidade de Brasília cinco dos dez estudantes brasileiros que participaram da Tech4good, segunda fase do programa Seeds for the Future, da Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.

Cesar Felipe de Souza Pissolati, Kleber Lucas de Oliveira Carvalho, Larissa Maria de Almeida Ganoza, Raul Myron Silva Amorim e Wallace Ben Teng Lin Wu estiveram em El Salvador entre 25 e 31 de agosto.

Lá, 150 estudantes de toda a América Latina desenvolveram e apresentaram projetos voltados para a resolução de problemas sociais e para atingir ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Foi uma experiência maravilhosa, todo o processo é ímpar, afinal se trata de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Tivemos aulas sobre pitch de negócios, lideranças, como realizar impacto global tecnológico, além do intercâmbio cultural com muitos países da América Latina e Caribe”, enumera Raul Myron, estudante de Engenharia Mecatrônica.

A equipe brasileira recebeu a distinção Huawei Social Expert Award, dada ao país com mais engajamento nas redes sociais. Além disso, também se destacaram no quesito performance cultural, quando estudantes de diferentes países apresentaram aspectos de seus lugares de origem.

Estudantes brasileiros que participaram da competição da Huawei se reuniram com representante do MEC, em Brasília. Foto: Divulgação

 

Equipes da Argentina e da Guatemala, venceram a fase regional e avançaram para a etapa global da Tech4Good, que será realizada na China.

Antes da competição em El Salvador, os estudantes classificados se reuniram em Brasília com o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Claudio Alex Jorge da Rocha.

O Seeds for the Future faz parte da Tech4All, plataforma da Huawei que pretende auxiliar mais de 500 milhões de pessoas com tecnologia digital nos próximos cinco anos. O programa já capacitou mais de 15 mil estudantes, de 500 instituições de ensino, em 139 países.

No Brasil, cerca de 300 alunos já participaram do programa desde que foi lançado, em 2015, em cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).

Em 2023, estudantes da UnB venceram a etapa latino-americana da Seeds for the Future. A UnB e a Huawei têm um histórico de aproximação, cujo destaque é a assinatura de um acordo, em 2017, justamente no âmbito da iniciativa Seeds for the Future.

 

*com informações da Huawei Brasil.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.