INSTITUCIONAL

Segmentos universitários estão convidados a avaliar e opinar sobre questões essenciais ao desempenho da UnB. Formulários estão disponíveis on-line

Resultados da consulta serão utilizados como base para elaboração de políticas para avanço da instituição. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Os espaços físicos da Universidade de Brasília estão em condições adequadas de funcionamento? Como está a situação da segurança nos campi? Quais aspectos prioritários necessitam ser melhorados na área administrativa? E no campo acadêmico, como podemos avançar? Baseada nas respostas a estas e outras questões, a Consulta à Comunidade Acadêmica estimula a construção coletiva de uma UnB cada vez melhor.

Realizada anualmente pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a consulta envolve estudantes, professores e técnicos administrativos na análise da atual situação da Universidade e na proposição de mudanças que possam contribuir para aprimorar a qualidade da instituição. Disponíveis on-line, os formulários já podem ser acessados pelo site da CPA e em link no sistema Matrícula Web, para os graduandos.

“A ideia é captar a percepção da comunidade sobre questões consideradas chave para a instituição e identificar outros pontos que merecem atenção”, explica Andrea Cabello, diretora de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). Os resultados devem subsidiar a elaboração de estratégias e políticas acadêmicas e de gestão, com foco na excelência.

Três formulários específicos foram elaborados, um para cada segmento universitário, com perguntas gerais e particulares às experiências desses públicos na instituição. Ao respondê-los, a comunidade poderá opinar sobre ações, serviços, políticas e outras questões relacionadas ao funcionamento da UnB no ano de 2018. Os itens contemplam temáticas como gestão, atividades de formação, comunicação, infraestrutura, segurança, ações de capacitação e programas de apoio a estudantes.

>> Acesse os questionários para discentes, docentes e técnicos administrativos

Mais de 1.400 questionários foram respondidos até o momento. No entanto, CPA e DAI pretendem ampliar a adesão à pesquisa. Em 2017, a avaliação alcançou total de 2.158 respondentes, sendo grande parte constituída por discentes (1.164), seguido dos docentes (458) e técnicos administrativos (446). “É importante para a Universidade o índice de participação crescente. Por isso, precisamos do engajamento da comunidade”, estimula a diretora da DAI.

REFLEXÃO – A consulta integra o processo de autoavaliação da Universidade e está prevista como instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É também elemento incorporado às avaliações externas do Ministério da Educação (MEC), a exemplo do processo de recredenciamento institucional.

A diretora Andrea Cabello destaca ainda a importância do processo para a promoção da transparência na instituição. “A ideia da autoavaliação é também aproximar comunidade e gestão, por meio do diálogo, e promover mais transparência de informação”, frisa.

Para facilitar o acesso às informações, os resultados serão compilados e divulgados no Relatório de Autoavaliação, produzido pela CPA. Análises mais detalhadas poderão ser obtidas durante visitas técnicas às unidades acadêmicas, realizadas por integrantes da comissão, no âmbito do Programa AvaliaUnB. A iniciativa estimula a aproximação com a comunidade, a partir da proposição de reflexões sobre informações coletadas nos processos avaliativos.