ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros também iniciaram a discussão sobre as diretrizes de convivência da comunidade universitária. Texto proposto por comissão deve voltar a ser discutido

A Universidade de Brasília deu mais um passo rumo à sustentabilidade e ao uso racional dos recursos. Em reunião na última sexta-feira (5), o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a reorganização da área ambiental e a criação da Secretaria de Meio Ambiente da UnB (SeMA). A nova estrutura vai incorporar a atual Assessoria de Sustentabilidade Ambiental (ASA), ligada ao Gabinete da Reitora, e responder pela organização de todas as ações com essa temática na instituição, em diálogo com as áreas executoras.

459ª reunião do Consuni aprovou criação da Secretaria de Meio Ambiente da UnB (SeMA), que vai incorporar a atual Assessoria de Sustentabilidade Ambiental (ASA). Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

A relatoria da proposta de criação da SeMA foi feita pela diretora do Instituto de Física, Fátima Makiuchi. “É de se esperar que uma instituição pública de caráter acadêmico, científico-tecnológico e de inovação, que forma profissionais para o mercado e para a esfera pública, (...) seja referência no trato de suas questões ambientais”, escreveu ela no parecer.

A reitora Márcia Abrahão esclareceu que a Secretaria não fará a gestão das áreas verdes específicas da Universidade, mas dará apoio para a implementação de estratégias sustentáveis em diversas frentes. “A Fazenda (Água Limpa), por exemplo, continuará sendo responsabilidade do diretor de lá. Mas a Secretaria cuidará de tudo o que for relacionado à compensação ambiental e aos licenciamentos para obras”, ilustrou.

Entre as futuras tarefas da SeMA, estão desenvolvimento de um sistema para a gestão de resíduos sólidos e para resíduos perigosos nos campi, a implementação da coleta seletiva e o estabelecimento de ações para a redução do consumo de água e energia elétrica. “Com esse passo, colocamos a questão da sustentabilidade em um patamar mais elevado, assim como outras universidades já fizeram há muito tempo”, observou o professor Pedro Zuchi, assessor de Sustentabilidade Ambiental da UnB e futuro secretário de Meio Ambiente.

Além da criação da Secretaria, o Consuni iniciou as discussões sobre as novas diretrizes de convivência da comunidade universitária. O diálogo iniciou com a leitura do relatório da comissão responsável por elaborar a minuta da nova resolução. Ficou acertado que os diretores levariam o texto para apreciação nos decanatos, institutos e nas faculdades.

“Me preocupou o fato de a proposta retirar das unidades acadêmicas a autonomia sobre seus estudantes e centros acadêmicos, algo que contraria uma resolução do CAD (Conselho de Administração), segundo a qual os centros acadêmicos pertencem às unidades”, observou a reitora. Ela lembrou que há uma resolução do Consuni sobre diretrizes de convivência em vigor, de 2012. O que está em suspenso é a autorização para realização de festas, após o episódio em que um jovem morreu assassinado no estacionamento da Faculdade de Direito.

Diretora do IL, Rozana Naves destacou apoio da FAC para elaboração da proposta da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Noam Chomsky. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

HONORIS CAUSA Os conselheiros também aprovaram, por aclamação, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao filósofo e linguista Avram Noam Chomsky. A proposta foi feita pelo Instituto de Letras (IL). “A concessão do título foi discutida, também, no âmbito da Comissão Memória e Verdade da UnB, tendo a Faculdade de Comunicação como uma das entusiastas da iniciativa”, destacou a diretora do IL, Rozana Naves. A Universidade deve tentar trazer Chomsky para um evento em agosto.

Outro assunto deliberado foi a escolha de duas novas membras para a Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro). As professoras Liliane Campos Machado, da Faculdade de Educação, e Neuma Brilhante, do Instituto de Ciências Humanas serão representantes titulares da área de Ciências Humanas e Sociais no colegiado.