O Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN) do campus Darcy Ribeiro agora conta com um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. O sistema foi ativado nesta terça-feira (19). As placas têm capacidade para gerar 44 kWp (quilowatts-pico), o suficiente para atender a demanda de todo o BSAN, com economia de cerca de R$ 4 mil mensais na conta de energia elétrica.
Este é o terceiro sistema implantado na UnB. As Faculdades de Ceilândia (FCE) e Planaltina (FUP) já têm usinas em funcionamento. A previsão é de que a próxima ativação aconteça na Faculdade UnB Gama (FGA). Mudar a matriz energética dos campi marca avanço da UnB no que diz respeito à sustentabilidade.
“Nós não estamos aqui simplesmente inaugurando uma obra. Estamos dando um passo importante no desenho de futuro da Universidade de Brasília. Colocar placas fotovoltaicas significa que a Universidade está mudando a forma de ver a sua própria sustentabilidade econômica e ambiental. Somos uma instituição que dá exemplo para a sociedade em termos de sustentabilidade”, disse a reitora Márcia Abrahão.
O projeto da obra foi realizado por professores da FGA em parceria com técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Infra). A usina custou R$ 224,7 mil, pagos com recursos próprios da Universidade. A obra foi contratada por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e gerou economia de 35%, comparada a outros modelos de licitação.
“Nós fomos extremamente cuidadosos com o que a legislação impõe, e o resultado está aí, a obra foi concluída sem nenhum aditivo. Nós ensinamos isso em sala de aula e praticamos na administração superior da UnB”, ressaltou a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella.
“É um prazer enorme ver o nosso trabalho executado. É muito interessante a gente sair da questão da engenharia da sala de aula e participar do projeto executivo, acompanhar esse processo”, disse Loana Velasco, docente do curso de Engenharia de Energia da FGA.
Além de gerar energia, o sistema vai funcionar como um laboratório para estudantes. “A cereja do bolo desse projeto é que nós estamos fazendo-o com a área acadêmica e toda sua expertise e sua capacidade técnica e intelectual, incluindo os estudantes. Em breve, eles serão engenheiros que participaram da mudança de paradigma da UnB”, comemorou a reitora.
Leia também:
>> Sistema de geração de energia solar fotovoltaica é ativado na FUP
>> Usina de energia solar é ativada no campus UnB Ceilândia
>> Administração assina contrato para instalação de painéis solares na FGA