MOBILIDADE URBANA

Ivan Camargo participou da abertura do II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes, realizado pela UnB em parceria com a Câmara dos Deputados

Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

 

O auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, ficou lotado na noite desta segunda-feira (21) para a abertura do II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes. O evento realizado pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Câmara dos Deputados, vai até o dia 23 de outubro e reúne autoridades, especialistas e estudantes que irão debater soluções para os problemas de mobilidade e gestão urbana.

 

Contente com a parceria entre a universidade e o Legislativo, o reitor da UnB, Ivan Camargo, defendeu que investimentos em transportes públicos sejam prioritários. "Parece-me que é uma parceria que tem muito futuro. O caminho é a priorização do transporte público. Tem que ter um objetivo bem claro, metas definidas, pra gente conseguir andar em Brasília. A situação já passou do razoável", ponderou.

 

O mestrando em Transportes pela UnB Temothée Konan, da Costa do Marfim, disse que o problema de mobilidade urbana atinge uma "escala global" e que, para ele, a solução é executar ideias propostas em eventos como este.

 

"Hoje, o problema do transporte, como um todo, é um problema estrutural, que vem sendo o 'gargalo' para todas as sociedades, principalmente, aqui no Brasil. Poder discutir todo esse 'aparato de questões', isso é a verdadeira expectativa que qualquer um de nós, como participante, espera."

 

No salão do auditório Nereu Ramos também estão expostos os trabalhos finalistas do IV Concurso de Fotografias na Área de Transporte, promovido pela Universidade de Brasília. Além disso, durante o evento haverá ainda o lançamento de dois livros sobre mobilidade urbana.

 

Integrante da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o deputado Izalci (PSDB/DF) deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância de um evento como este, especialmente, quando a população cobra do Legislativo soluções para problemas de mobilidade urbana.

 

"O Brasil precisa de um planejamento de curto, médio e longo prazo. A questão da mobilidade, hoje, é muito séria. As pessoas perderam qualidade de vida. A gente perde quase a metade do tempo preocupado, exatamente, com a mobilidade. Então, nada melhor que um seminário como esse para que a gente possa buscar, aqui, um planejamento para a nossa cidade."

 

Mais informações em www.seminarioppgt.blogspot.com.br

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.