ESPORTE

Contrato para obras no local foi assinado na sexta-feira (27). Espaço, que será o maior e melhor do tipo no DF, fortalecerá vocação democrática e de excelência do Centro Olímpico

Foto: André Reis/Secom UnB
Reitora assinou o contrato para reforma das pistas de atletismo do Centro Olímpico. Recursos vêm da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Foto: André Reis/Secom UnB

O esporte da Universidade de Brasília (UnB) viveu uma manhã de celebração nesta sexta-feira (27). A instituição assinou contrato para a reforma das pistas de atletismo do Centro Olímpico (CO), antiga reivindicação da comunidade interna e externa. O local vai abrigar duas pistas: uma de padrão internacional, voltada para competições, e outra para treinamentos.

“Lutamos muito para chegar neste momento. Fomos atrás do empenho [dos recursos] no dia 20 de dezembro, quando conseguimos concluir a licitação”, resgatou a reitora Márcia Abrahão, lembrando que a Universidade vem realizando obras e reformas a partir do que foi discutido e aprovado pelo Conselho de Administração. “O plano de obras também leva em conta critérios técnicos de priorização”, acrescentou.

A obra foi orçada em cerca de R$ 4,5 milhões e deve ser executada no prazo de 12 meses, com projeto arquitetônico do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan/UnB), que integra a Secretaria de Infraestrutura (Infra). “Depois de muitas tentativas, finalmente, estamos conseguindo assinar este contrato. Mas não é apenas isso. Com esse gesto, a Universidade assume o compromisso de oferecer, em breve, uma pista de alto rendimento para toda sociedade do Distrito Federal”, destacou o diretor de Obras, Augusto César Oliveira Dias.

Os recursos para a obra vêm da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. “Desejo que esta obra possa ser concluída com êxito, para dar vida a esse empreendimento esportivo, juntamente com a equipe da Faculdade de Educação Física (FEF)”, disse o coordenador-geral da Secretaria, Ary Pelegrino Filho, que esteve presente na solenidade.

Estrutura atual da pista de atletismo do CO. Foto: Murilo Abreu/Secom UnB
Estrutura atual da pista de atletismo da UnB. Foto: Murilo Abreu/Secom UnB

HOMENAGEM – Na cerimônia, representantes da FEF também sinalizaram interesse de dar ao futuro espaço o nome do falecido professor da UnB Mario Ribeiro Cantarino Filho, que dedicou a vida a fomentar o esporte de formação e o atletismo. A sobrinha do docente, também professora da instituição e atual diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica, Lígia Cantarino da Costa, ficou emocionada ao saber da intenção.

O diretor da FEF, Fernando Mascarenhas, destacou a parceria profícua entre a unidade acadêmica, a Administração Superior e a Secretaria Especial do Esporte, em diversas frentes. “Já temos muitas atividades de pesquisa, extensão, a exemplo do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais. Vamos honrar ainda mais o intercâmbio já estabelecido e seguir democratizando a acesso ao esporte”, disse.

Também presente na solenidade, o ex-decano de Assuntos Comunitários André Reis afirmou que a assinatura do contrato representa a realização de um sonho para o CO. “Este equipamento sempre foi planejado para ser de alto nível. Agora, estamos resgatando a vocação deste patrimônio da UnB.”