Em busca de soluções para melhorar a segurança nos quatro campi da Universidade de Brasília, especialistas e comunidade universitária se reuniram, nesta quinta (28), no auditório da Reitoria. Esta é a segunda reunião do Conselho de Segurança (Conseg) da UnB, após sua reativação em março.
“O Conselho é um espaço para se propor soluções efetivas na área. A aproximação de todos os grupos que trabalham com essa questão é fundamental”, ressaltou a decana de Assuntos Comunitários, Thérèse Hofmann.
Durante a reunião, foram apresentadas iniciativas, como uso de rede de comunicação interna para tornar mais ágil a troca de informações e ações de conscientização sobre segurança no trânsito.
“A UnB participa da campanha de educação no trânsito Maio Amarelo”, lembra o coordenador do Ceftru, Pastor Willy Gonzales.
Também foi apresentada proposta de criação de brigada de incêndio no campus Darcy Ribeiro e recomendada a intensificação do diálogo entre comunidade acadêmica e forças de segurança.
“É preciso discutir a presença da polícia no campus”, disse o capitão Da Silva, do 3º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área.
Ele ressaltou a importância de as vítimas registrarem queixa na polícia no caso de crimes. “A polícia age com base nas ocorrências."
O juiz Ben-Hur Viza, do TJDFT, falou sobre ações de combate à violência contra a mulher a partir de sua experiência como coordenador do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CJM/DF).
“Trabalhamos em três eixos: judicial, policial e comunitário. A parceria ajuda no alcance de resultados”, disse.
Estiveram presentes o reitor Ivan Camargo, a secretária de Segurança e Paz Social do GDF, Márcia Araújo, o diretor de Segurança da UnB, Josué Guedes, representantes do DCE, entre outros.
AGENDA – Mensal e aberta a toda a comunidade acadêmica, a próxima reunião do Conseg deve acontecer no dia 2 de junho.
Sugestões para melhoria da segurança na UnB podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..