GRADUAÇÃO

Estudantes dispõem de diferentes formas de ingresso na Universidade de Brasília. Ainda há chance para primeiro semestre deste ano

Programe-se para ingressar na UnB. Cronograma com datas dos processos seletivos foi divulgado nesta terça (10). Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou hoje (10) o cronograma dos processos seletivos para ingresso nos 102 cursos de graduação presenciais oferecidos pela instituição, nos semestres letivos de 2º/2023, 1º/2024 e 2º/2024. As seleções para ingresso no 1º/2023, que começa em 28 de março, já estão em curso. Publicizar tais informações com antecedência facilita a organização dos candidatos que buscam uma vaga na Universidade e o planejamento de outras instituições, a fim de evitar coincidência de datas.

INGRESSO EM 2023 – Vão até 18 de janeiro as inscrições para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, com 833 vagas, para 80 cursos presenciais de graduação, nos quatro campi da UnB. Os critérios de avaliação são a nota em uma das oito edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a análise de documentos. Esta é a última oportunidade aberta para pleitear o início dos estudos ainda em março.

Os resultados do Vestibular Tradicional e Vestibular de Libras 2023 e do PAS Subprograma 2020, ambos para ingresso também no 1º/2023, estão previstos, respectivamente, para dias 16 e 24 de janeiro, às 17h, por meio da página do Cebraspe e de mural no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro da UnB. Vale lembrar, entretanto, que todas datas previstas em edital são estimadas, podendo ser alteradas com a respectiva comunicação pública na página do processo seletivo.

O segundo semestre letivo de 2023, com início em 25 de agosto, terá seis modalidades de ingresso. O Acesso Enem UnB, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concentra 25% das vagas totais anuais, tem publicação de edital de abertura prevista para o dia 24 de março.

O edital do Vestibular Indígena deve ser publicado em 22 de março. Já o edital do Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) deve poder ser acessado a partir de 27 de março.

Para a próxima Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, o edital deve ser divulgado em 7 de junho. Por sua vez, os convocados pelo PAS Subprograma 2020 para ingresso no 2º/2023 serão conhecidos na data prevista de 5 de junho.

Para quem tentará ingresso por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), único processo seletivo da UnB para cursos de graduação na modalidade a distância, o edital está previsto para 13 de março. Esta seleção utilizará dois critérios de avaliação: nota do Enem e análise da documentação; ou nota do Ensino Médio e análise da documentação.

INGRESSO EM 2024 – Aqueles que vislumbram começar a graduação só no ano que vem já podem ir se preparando. O primeiro semestre letivo, cujas aulas iniciarão em março, terá como passaporte três formas de ingresso, mas com seleções realizadas ainda em 2023.

Em 22 de agosto serão publicados os editais do Programa de Avaliação Seriada (PAS), responsável por preencher 50% das vagas anuais na Universidade. As provas dos subprogramas 2023, 2022 e 2021 têm previsão de aplicação, respectivamente, para os dias 3, 10 e 17 de dezembro.

O edital para o Vestibular Tradicional e para o Vestibular de Libras 2024, com 25% das vagas anuais, deve ser publicado no dia 15 de agosto e as provas, devem ser realizadas nos dias 25 e 26 de novembro deste ano.

Na modalidade Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, o edital tem lançamento previsto para 5 de dezembro de 2023.

Já para quem se tornará calouro a partir de agosto de 2024, as seleções serão lançadas, majoritariamente, no mês de março do próximo ano: Acesso Enem UnB (data provável: 18/03/24), Vestibular Indígena (data provável: 20/03/24) e Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (data provável: 22/03/24). Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior fecham as oportunidades para o segundo semestre letivo, com edital no ar previsto para 10 de junho de 2024.

CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS – A Certificação de Habilidades Específicas (HE) é obrigatória para ingresso nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música na Universidade de Brasília. Esta certificação possui edital específico. As datas das próximas certificações serão divulgadas em breve pela instituição.

Confira os cronogramas completos. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

IMPORTANTE – Todas as datas indicadas são prováveis.

Entenda melhor como entrar na UnB:

Há vagas para ingresso pelo PAS, Acesso Enem UnB, Vestibular Tradicional, Vestibular de Libras, Ledoc, TF, DCS e Vestibular Indígena. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

A leitura atenta dos editais é determinante para apropriar-se das instruções dos certames. Inscrição, cronograma da seleção, quantidade de vagas, sistemas de concorrência e critérios de avaliação, por exemplo, são especificados pelo documento que rege cada seleção.

A Universidade de Brasília reúne informações sobre dinâmicas gerais e cronogramas das formas de ingresso, bem como detalhes sobre os cursos de graduação oferecidos, por meio da página www.estudenaunb.unb.br.

Semestres letivos da UnB
2º/2022 - 25/10/2022 a 18/02/2023
1º/2023 - 28/03/2023 a 25/07/2023
2º/2023 - 25/08/2023 a 23/12/2023