Inscrição das chapas será dia 26 de julho. Votação acontece no final de agosto

Neste ano, a Universidade de Brasília irá definir os novos dirigentes da Reitoria para a gestão 2016/2020. Para isso, a Comissão Organizadora da Consulta (COC) divulgou o regulamento do processo de escolha de reitor e vice-reitor da instituição.

A inscrição das chapas será dia 26 de julho, das 9h às 18h. Os interessados devem entregar a documentação necessária na sede da COC, localizada na Casa do Professor, Campus Darcy Ribeiro.

A consulta acontece nos dias 30 e 31 de agosto e envolverá, de forma paritária, os três segmentos da comunidade acadêmica: estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Os nomes escolhidos para reitor e vice-reitor serão levados para votação no Conselho Universitário. Posteriormente, o Consuni encaminhará a lista tríplice à Presidência da República.

Design: Secom/UnB

Também foram aprovados o calendário do processo da consulta e as seções eleitorais onde será realizada a votação.

Confira o regulamento

Representante dos docentes na COC, o professor Paulo Celso dos Reis defende o envolvimento da comunidade: “É fundamental que todos se mobilizem para participar da consulta. Quanto mais pessoas fizerem parte desse processo, mais representativo e legítimo ele será”, afirma.

Reis informa, ainda, que todas as dúvidas sobre a consulta poderão ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3307-1107.

“É importante que os estudantes compareçam às urnas para fazer valer a paridade”, reforça o representante discente Hércules Nunes Júnior. Para Antônio José dos Santos, da categoria dos técnicos-administrativos, a escolha dos nomes para a Reitoria faz parte de um processo democrático estabelecido na universidade. “A comunidade poderá expressar sua posição quanto à administração e o que espera da nova gestão”, afirma o membro da COC.

COMISSÃO – A Comissão Organizadora da Consulta é formada por nove representantes da UnB, três de cada segmento da comunidade, definidos em reunião do Conselho Universitário (Consuni). Cabe à COC coordenar, fiscalizar, organizar todos os aspectos relacionados à consulta, além de realizar a apuração dos votos e divulgação do resultado final, encaminhado para o Consuni.