REITORIA

Nos dias 30 e 31 de agosto, a comunidade pode escolher os novos representantes da instituição. Há 19 seções eleitorais nos quatro campi

Arte: Marcelo Jatobá / Secom UnB

A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília será consultada para a escolha do reitor(a) e vice da instituição para o próximo quadriênio (2016-2020). Nos dias 30 e 31 de agosto, estudantes, professores e técnicos administrativos têm direito a voto, de forma paritária, no processo coordenado pela Comissão Organizadora da Consulta (COC).

<< Confira o regulamento da consulta.

Candidatos de três chapas concorrem no pleito aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a):  Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez (Chapa 93 – UnB Diálogo e Ação), Márcia Abrahão e Enrique Huelva (Chapa 94 – Diálogo para Avançar) e Ivan Camargo e Sônia Báo (Chapa 95 – Somos Todos UnB). Os números das respectivas chapas estarão impressos nas cédulas de votação.

<< Consulta para reitor(a): conheça os perfis dos candidatos

<< UnBTV entrevista candidatos à Reitoria

No caso dos servidores, é condição para votar integrarem o quadro permanente da Fundação Universidade de Brasília (FUB). Os alunos devem estar regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação ou pós-graduação strictu senso ou nos programas de residência da instituição. O voto é facultativo e secreto.

Arte: Marcelo Jatobá / Secom UnB

Para participar da consulta, os eleitores deverão se dirigir à seção eleitoral designada para cada Unidade Acadêmica ou órgão nos horários indicados. É necessário levar documento com foto que comprove vínculo com a Universidade (carteira de estudante ou crachá). Ao todo, serão 19 seções, distribuídas nos quatro campi da UnB. Nos locais, estarão disponíveis urnas separadas e cédulas padronizadas para cada segmento da comunidade votar. A relação dos aptos a votar está disponível no site da COC.

No dia 1o de setembro, a COC realizará a apuração dos votos no Centro Comunitário da UnB e divulgará o resultado. Vence a chapa que obtiver mais de 50% do total de votos. Caso nenhuma delas atinja essa condição, a partir do dia 2 de setembro tem início a campanha com as duas chapas mais votadas, que irão ao segundo turno. A nova consulta ocorrerá, então, nos dias 13 e 14 de setembro, e daí sairá o resultado definitivo.

Após o anúncio do resultado final, os nomes escolhidos pela comunidade para assumir a Reitoria serão encaminhados para homologação no Conselho Universitário (Consuni) no dia 16 de setembro. Do órgão colegiado, sairá uma lista tríplice a ser enviada para aprovação e nomeação pela Presidência da República.

*Matéria atualizada às 9h40 do dia 30/08/2016.