artigos
OPINIÃO

Rogério Alessandro de Mello Basali é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília e Gerente de Interação Educacional do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe, denominado Cespe, onde também ministra cursos de formação inicial e continuada de professores. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutor em Ética e Filosofia Política pela Unicamp. Atua na área do Ensino de Filosofia, licenciatura e práticas de ensino na formação docente. Pesquisa temas como política, ética, estética e subjetividades na contemporaneidade.

Rogério Basali

Ter o nome incluído na lista de aprovados do PAS/UnB significa mais que o ingresso no ensino superior, representa ter apostado nos estudos ao longo de todo o ensino médio e o resultado é atingir o objetivo de conquistar uma vaga na Universidade de Brasília. Uma conquista particular em certa perspectiva, mas representa também uma conquista coletiva na medida em que isso pode se refletir em políticas públicas para a educação.

Estudantes comemoraram esta importante conquista, juntamente com seus familiares, amigos, professores e escolas. São comemorações marcantes, pois ninguém esquece a emoção de encontrar seu nome em uma lista de aprovados. Ao longo dos quase 20 anos do Programa de Avaliação Seriada, a publicação desse resultado consiste num acontecimento importante e que pode ser pensado sob a perspectiva dos debates sobre as reformas necessárias para o ensino médio.

PROGRAMA - Desde a sua criação, o PAS/UnB se constitui a partir da interação entre a universidade e a educação básica, por meio de instâncias democráticas e coletivas para a definição de suas fundamentações e orientações específicas.

Essa interação é imprescindível para o aperfeiçoamento constante da iniciativa e configura seu principal diferencial em relação às outras modalidades de acesso existentes.

Um dos impactos positivos das orientações para a interdisciplinaridade e a contextualização dos saberes, presentes na Matriz dos Objetos de Avaliação do PAS, consiste em possibilitar aos estudantes do ensino médio a ampliação dos horizontes culturais e existenciais, por meio do protagonismo dos estudos, da participação nas etapas de uma avaliação interdisciplinar e contextualizada e do contato com a riqueza do repertório de obras sugeridas.

Os estudantes, ao entrarem em contato com textos clássicos, jurídicos, literários, científicos, filosóficos, teatrais, imagéticos, em associação com músicas e outras modalidades artísticas e culturais, vivenciam e experimentam novos letramentos, necessariamente constituintes de suas subjetividades.

Isso se reflete na universidade entre os que ingressam pelo programa, mas também acompanha cada jovem que experimentou essas inovadoras perspectivas abertas para o ensino médio a partir do PAS/UnB.

Esses estudantes aprendem a aprender, e isso é algo que desenvolverão ao longo de sua formação acadêmica e profissional.

A universidade, por sua vez, já constatou a importância dessa modalidade de acesso ao verificar o melhor desempenho acadêmico entre os estudantes que ingressam pelo PAS/UnB e trabalha pelo fortalecimento do programa.

Fazer do ensino médio um período de formação e transformação dos estudantes, visando promover a autonomia, a autodeterminação, a responsabilidade, a solidariedade e a sustentabilidade por meio da educação sintetiza o Programa de Avaliação Seriada.

Por isso, ingressar na UnB pelo PAS ultrapassa o objetivo de conquistar uma vaga, porque esse programa visa mais que selecionar jovens universitários. O PAS/UnB tem como objetivo melhorar a educação e, em tempos de discussões sobre o ensino médio e suas necessárias reformas, essas duas décadas de experiências do PAS trazem significativas contribuições.