artigos
OPINIÃO

Prof. Dr. Luiz F. Junqueira Jr *

A Universidade de Brasília, há cerca de 40 anos, também vem contribuindo para o engrandecimento e o desenvolvimento da Cardiologia do Distrito Federal, em que pesem as dificuldades e restrições inerentes a uma instituição pública. As contribuições são essencialmente de cunho formador de profissionais e de natureza científica, ademais da assistência cardiológica ambulatorial e hospitalar à população.

Esta contribuição deveu-se inicialmente, por poucos anos, ao Dr. Ely Toscano Barbosa e Dr. Jacques Bulcão. Em seguida, até 1979, pelos professores Dr. Geniberto Paiva Campos e Dra. Lucy Gomes Vianna, que desempenharam importante papel docente-assistencial junto ao Hospital de Sobradinho.

A partir de 1979 e até o presente momento, sob a responsabilidade e liderança do Prof. Dr. Luiz Fernando Junqueira Jr., que viera da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto para assumir como professor as diferentes atividades acadêmicas e assistenciais na área da cardiologia.

Desde então, a Universidade efetivamente passou a contribuir, de forma marcante, em quatro frentes, junto à Faculdade de Medicina, contando com o Laboratório Cardiovascular e, aos então sucessivamente denominados Hospital Presidente Médici, Hospital Docente-Assistencial e atual Hospital Universitário de Brasília:

a) formação de alunos aos níveis de graduação e de pós-graduação (especialização sob forma de residência médica, mestrado e doutorado);

b) assistência cardiológica hospitalar e ambulatorial, que progressivamente foi se enriquecendo de recursos diagnósticos complementares gerais e sub-especializados, incorporando atualmente os principais destes recursos;

c) pesquisa clínica e experimental regular e sistematizada, que de maneira marcante projetou cientificamente a cardiologia da cidade, em âmbito nacional e internacional, por meio do desenvolvimento de projetos, publicação de artigos, participação e apresentação de resumos em congressos e palestras proferidas.

d) organização própria de cursos de extensão e de aperfeiçoamento diversos e participação dos docentes em outros organizados em Brasília e em outras cidades.

Por cerca de 9 anos, o Prof. Luiz F. Junqueira Jr. permaneceu como único professor e cardiologista da Área de Cardiologia da Universidade de Brasília. A partir de 1987, alguns novos professores cardiologistas passaram a integrar adicionalmente a área, desenvolvendo colaborativamente as diferentes atividades acadêmicas e assistenciais – Profa. Dra. Vera Lúcia Lucato e Dr. Joaquim Domingos Soares, os quais permaneceram na universidade apenas por pouco anos, transferindo-se para outras cidades.

Em 1993 e 1996 a área expandiu-se com a incorporação, respectivamente, do Prof. Dr. Paulo César de Jesus e do Prof. Dr. Hervaldo Sampaio Carvalho, os quais permanecem até a presente data exercendo suas atividades acadêmicas, científicas e assistenciais ao lado do Prof. Luiz Junqueira.

Integrou-se também à área, em 1993, o Prof. Dr. Daniel França Vasconcelos, como médico transferido de um órgão público para o Hospital Universitário visando contribuir para com as atividades docentes-assistenciais e científicas, o que vem ocorrendo até o momento de maneira singularmente destacada. Muito contribuíram também para com a cardiologia da Universidade, diversos cardiologistas integrados àqueles acima referidos hospitais.

Quase duas dezenas de cardiologistas, hoje atuantes na cidade, obtiveram seus títulos de mestre e de doutor, sob orientação do Prof. Dr. Luiz F. Junqueira Jr., como alunos do Curso de Pós-graduação em Clínica Médica, que se transformou no atual Curso de Ciências Médicas.

Há cerca de 10 anos foi criada a Residência Médica em Cardiologia do Hospital Universitário de Brasília, em integração com o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Mais de 60 residentes treinados nesta Residência tornaram-se qualificados cardiologistas atuantes na cidade e em outros locais.

A atividade assistencial, em níveis de internação hospitalar e ambulatorial, sempre contribuiu para com a assistência da elevada demanda de pacientes cardiológicos oriundos do próprio Distrito Federal e de outros estados.

No contexto da atividade científica, entre muitas contribuições de relevância, destacam-se: o estudo de diferentes aspectos da doença cardíaca chagásica; o pioneirismo na avaliação da regulação neural autonômica do coração baseada na análise da variabilidade da frequência cardíaca por meio de um sistema desenvolvido, inédito no Brasil; a introdução na literatura da hipótese da arritmogênese disautonômica como causa determinante ou coadjuvante da morte súbita chagásica; a publicação de mais de 60 artigos em periódicos nacionais e internacionais; a apresentação e publicação de cerca de 350 resumos em congressos e reuniões científicas locais, nacionais e internacionais, alguns dos quais distinguidos com premiação.

* Professor Titular de Cardiologia/Clínica Médica

Área de Clínica Médica