OPINIÃO

José Alfredo Lacerda de Jesus é professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e coordenador da área de Medicina da Criança e do Adolescente. Possui mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Ciências Médicas pela UnB e pós-doutorado pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. É especialista em Pediatria e Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Associação Médica Brasileira. 

José Alfredo Lacerda de Jesus

 

Faleceu, em 13 passado, o “Dr. Lisboa”, como era conhecido o professor aposentado da Universidade de Brasília Antônio Márcio Junqueira Lisboa. Mineiro de Leopoldina, tinha 94 anos. Filho e neto de médicos, cursou Medicina na antiga Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde formou-se em 1950. Já médico pediatra, chefiou o Serviço de Pediatria e foi vice-diretor do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no Rio de Janeiro, além de fundar o primeiro centro de estudos perinatais do país. Entre 1961 e 1967, chefiou o berçário do HSE, onde organizou e coordenou o primeiro curso para formação de neonatologistas (médicos pediatras especializados no tratamento de recém-nascidos) no Brasil. Em 1967, a convite, transferiu-se para a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade de Brasília (UnB). Foi uma decisão difícil e custosa dos pontos de vista pessoal, profissional e financeiro, pois, além da posição de destaque que tinha na pediatria, possuía uma clínica privada de renome e destaque na cidade do Rio de Janeiro. Veio com a missão de colaborar na implantação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FMD), em particular a pediatria. Na Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho (UISS), um antigo hospital rural situado em um barracão de madeira na cidade de Sobradinho, distante 25 km da UnB e acessada por uma rodovia perigosa, o professor Lisboa implantou projetos pioneiros, tais como o atendimento ao recém-nascido em função do risco, mãe acompanhante, ensino por módulos e por objetivos, colocação dos alunos na comunidade e ensino integrado com a psicologia, a sociologia e a antropologia. Entre os inúmeros desafios, um dos principais era reduzir a mortalidade de bebês prematuros. Fazendo uma comparação à atual estrutura curricular do curso de Medicina, observa-se que ele foi o mentor e criador das disciplinas Neonatologia e Crescimento e Desenvolvimento, hoje englobadas na Unidade Didático-Pedagógica Saúde da Criança e do Adolescente 1 – Pediatria 1. Na Universidade de Brasília foi professor titular de Pediatria, vice-diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (inicialmente existia somente o curso de Medicina), diretor da UISS, chefe do Serviço de Pediatria e dos Departamentos de Medicina Integral e de Medicina Geral e Comunitária. Adicionalmente, foi coordenador das disciplinas de Medicina Integral de Crianças, Assistência Materno-Infantil, Crescimento e Desenvolvimento, Neonatologia, Pediatria I e II e do Internato em Pediatria, disciplinas dos antigos currículos da FMD. Em 1985, chefiou o Serviço de Pediatria do Hospital Universitário, tendo coordenado o seu programa de Residência Médica.

 

Sua preocupação e atuação como ser humano, médico pediatra e professor comprometido com a causa da criança ultrapassava as barreiras da UnB. Entre 1967 e 1968, fundou o Centro de Estudos Perinatais do Planalto Central e a Sociedade de Pediatria de Brasília, atual Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, participando como membro atuante e dirigente por longo tempo.
 

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.