OPINIÃO

Rafael Timóteo de Sousa Júnior é bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campina Grande,  mestre/DEA em Sistemas de Informação e Computação, da Ecole Supérieure d'Electricité - Supélec, Rennes, França e doutor em Telecomunicações e Processamento de Sinais, da Universidade de Rennes 1, Rennes, França. Professor Associado de Engenharia de Redes de Comunicação do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Brasil, onde é coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) e supervisiona o Laboratório de Tecnologias de Decisão (LATITUDE).

Rafael Timóteo de Sousa Júnior

O Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão – LATITUDE, do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB viu-se diante da questão de o que fazer para dar continuidade às atividades após a eclosão da pandemia covid-19. O LATITUDE é um laboratório de grande produtividade, com a produção de mais de 40 artigos científicos por ano, geração de patentes e registros de software, projetos de cooperação com vários órgãos da administração pública, com a participação de mais de 200 estudantes de graduação (Engenharias de Rede, da Computação, do Controle e Automação, Elétrica, de Produção, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Física, Educação, Administração e Letras) e apoio intensivo aos Programas de Pós-Graduação Acadêmico e Profissional em Engenharia Elétrica (PPGEE e PPEE).

A decisão imediata dos pesquisadores que formam o corpo sênior do LATITUDE consistiu em direcionar vários esforços de inovação tecnológica, no sentido de dar respostas à crise decorrente covid-19, de forma articulada com as ações coordenadas de das comissões superiores da UnB, para pesquisa, extensão e inovação em resposta à pandemia.

Assim, demos início, com o Laboratório LISA da Ciência da Computação, a um projeto para auxiliar no primeiro diagnóstico de Covid-19, utilizando tecnologia de inteligência artificial e aprendizado de máquina para analisar e classificar imagens de raios X de pulmões, de modo detectar os casos de covid-19. Conseguimos obter o registro de software no INPI para o sistema desenvolvido e estamos dando início aos estudos estatísticos de validação com utilização de uma base de dados de raios X reais.

Já o Projeto UnB Solidária é uma iniciativa do LATITUDE e do Laboratório UnB Internet of Things – UIoT, que levou ao desenvolvimento do sistema AMORIS – Aplicativo Móvel e Central de Comando e Controle sobre Rede IoT para Suporte a Ações de Solidariedade no Combate ao COVID-19 e outros Surtos. O aplicativo móvel e a central de comando e controle encontram-se em fase de protótipo para teste de campo, em operação piloto no contexto de uma importante ação de solidariedade capitaneada por professores do Departamento de Letras da UnB que observaram a dificuldade de vários profissionais formais e informais em se sustentarem em meio à pandemia. Com a suspensão das aulas presenciais na UnB, os trabalhadores informais e mesmo os formais perderam completamente a principal renda da casa. Para ajudar as famílias desamparadas, um grupo de docentes do departamento começou uma ação de arrecadação de dinheiro de um conjunto de doadores para direcionamento ao conjunto de profissionais apoiados, sendo os cálculos e a gestão dos participantes realizada com um dos módulos do aplicativo AMORIS.

Esses e outros projetos e pesquisas permitiram então manter em plena atividade o Laboratório LATITUDE e contribuir com as missões da UnB na formação dos estudantes, na pesquisa e na inovação com uma aplicação para apoiar imediatamente a sociedade durante os difíceis tempos da pandemia.