OPINIÃO

Ana Rita Grilo é programadora visual da Secom e atua na gestão da marca UnB, entre outras atividades relacionadas à comunicação institucional, há mais de 12 anos.

Ana Rita Grilo

Na história da Universidade de Brasília, existem alguns marcos importantes e que merecem destaque. Um deles é o cinquentenário de criação do Centro Olímpico (CO), comemorado no dia 5 de setembro de 2021. Como parte das comemorações, foi criado um selo, que agora, também, faz parte da história do CO.

Criar o selo comemorativo para um evento tão importante é um grande desafio. Afinal, como representar visualmente 50 anos de uma história tão rica de acontecimentos? Para isso, existem recursos que facilitam o processo criativo. Definir os conceitos a serem representados é o primeiro passo. São eles: alegria, conquista, comemoração, espírito esportivo e a identidade da própria universidade.

Para inspirar, o uso de referências visuais que se conectem aos conceitos, também, é bem-vindo. Uma das referências utilizadas neste projeto foi a imagem do Pelé comemorando o gol dando um soco no ar, que é bem emblemática de alguns dos conceitos elencados. Ao se pensar em um elemento marcante e representativo da universidade, o Instituto Central de Ciências (ICC), certamente, se encaixa nestas características, por ser o local mais conhecido e frequentado da UnB. Além disso, como todo material de divulgação institucional desenvolvido na universidade, utilizar como base a identidade visual da Marca UnB é essencial. As cores, fontes e estilo minimalista foram, então, incorporados a este trabalho.

O selo comemorativo dos 50 anos do Centro Olímpico é um símbolo, que marca um momento desta história. Mas o seu valor histórico só ganha sentindo por meio das pessoas que vivenciaram e vivenciam os acontecimentos, que tornaram o Centro Olímpico da UnB a grande referência que é hoje da própria Universidade de Brasília.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.