OPINIÃO

Elisabete Busanello é doutoranda (doutorado em andamento) na área de Sociologia, pela Universidade de Brasília. Possui mestrado profissional em Poder Legislativo pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados; especialização em Direito Legislativo, pelo Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal; e, graduação em Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Elisabete Busanello

Andam tão em voga as cartas no mundo político. Os dois últimos governantes que o digam. Então, vou arriscar esta carta no meio acadêmico para expressar um pouco do que estou sentindo. Decidi escrever uma carta de agradecimento, porque quero agradecer a professora Lourdes Bandeira. Agradecer a essa mulher de fibra, que foi minha professora na UnB, e foi, por um tempo, a minha orientadora no doutorado.

Conheci a professora Lourdes muito antes de iniciar, como aluna especial do doutorado, a disciplina Relações de Gênero (Identidade e Diferença da Sociedade Contemporânea), na UnB. Eu a conheci quando ela trabalhou na equipe da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), no período de 2008 a 2011. Nessa época, eu estava na Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (AEGRE/MDA). E, em atividades conjuntas com a SPM, pude acompanhar algumas reuniões em que a professora Lourdes participou. Para exemplificar, reuniões do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), reuniões do Fórum Nacional de Acompanhamento do Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta; reuniões preparatórias à II Conferência Nacional de Política para as Mulheres. Por vezes os nossos caminhos se cruzaram. Lembro-me dela, incansável, defendendo a implementação e melhoria das políticas públicas para as mulheres, falando sobre a importância de se garantir a transversalidade de tais políticas, de se criar mecanismos públicos para que as mulheres não fossem vítimas de violência.

No final de julho de 2021, convidou-nos para assistir a um encontro virtual em homenagem à Ministra Nilcea Freire. A professora Lourdes foi uma das palestrantes. Lembro-me que, corajosamente, trouxe à discussão críticas ao lembrar-se de ataques recebidos pelos trabalhos realizados na SPM. E citou, de maneira exemplar, todos os avanços alcançados em termos de políticas públicas para as mulheres. Emocionei-me com as suas palavras.

Retornando um pouco na linha do tempo, no segundo semestre de 2019, decidi me inscrever como aluna especial do doutorado na disciplina ministrada pela professora Lourdes. Naquele semestre, ela nos informou que seríamos a última turma. Havia solicitado a sua aposentadoria. Continuaria atuando nas orientações de mestrado e doutorado. Então, nós tivemos a honra de participar, acompanhar, debater e aprender em suas aulas presenciais. Riquíssimas em informações e conteúdo. Riquíssimas em humanidade. Com amor e encanto falava sobre o seu netinho nos intervalos. Ou, ao término das aulas, enquanto íamos ao estacionamento, contava-nos sobre suas vivências e experiências e lutas pelos direitos das mulheres!

Depois, como aluna regular do doutorado, na linha de pesquisa sobre “Feminismo, Relações de Gênero e Raça”, a escolhi como orientadora. E, para minha felicidade, a professora Lourdes aceitou. Recentemente, agora, dia 02 de agosto de 2021, tivemos uma reunião virtual de orientação. Eu não imaginava que seria a última. Dessa reunião, ficam as “questões provocativas” que ela lançou. Ficam as ideias, os ensinamentos. Fica, também, o sentimento de tristeza pela inesperada partida...

Além de agradecimento, esta é uma carta de compromisso. Aprendi contigo, professora Lourdes, que podemos lutar para transformar a vida das mulheres. É um processo contínuo. Comprometo-me a levar adiante os aprendizados, as tuas ideias, as tuas palavras e pensamentos. Foste exemplo na vida acadêmica, mas também feminista comprometida com os ideais pela construção de um espaço de relações de gênero igualitárias entre mulheres e homens. Obrigada pelo tempo de convivência que tivemos, pelos ensinamentos e aprendizados.

Professora Lourdes Bandeira, presente!