OPINIÃO

Cleide Bezerra da Silva é graduada em Antropologia, História e Sociologia. Mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora titular do Centro Universitário do Distrito Federal. Professora de ensino médio - Secretaria de Estado da Educação/ DF. Coordenadora de Educação a Distância do Centro Educacional de Jovens e Adultos - Cesas/SEEDF.

Cleide Bezerra da Silva

As experiências vividas junto à prof.ª dr.ª Lourdes Maria Bandeira, docente da Universidade de Brasília, começou antes Doutorado de 1996 a 2001, como Orientadora. Ressalto que a nossa relação acadêmica iniciou-se dois ano antes quando ela estava em processo de transferência da Universadade da da Paraíba para a UnB. Minha origem e sua vivência paraibanas despertaram simpatia mútua. Apresentadas pela prof.ª Deis Siqueira, sua grande amiga. Com ambas, mais a prof.ª Stella Porto, minha orientadora no Mestrado, se fechava um ciclo de formação acadêmica cumprindo os seus objetivos finais até o doutorado.

Toda a trajetória teve início com a participação da prof.ª Lourdes e prof.ª Deis Siqueira no meu projeto de pesquisa, um estudo sobre o Sonho da casa própria: seu simbolismo à realidade de fato. Da contribuição de cada uma, ressaltam-se o rigor teórico-metodológico e a percepção arguta e cirúrgica dos aspectos insuficientes no projeto feito pela prof.ª Lourdes Bandeira, as sugestões lúdicas e criativas da prof.ª Deis Siqueira e a leitura atenta e paciente de minha orientadora, sugerindo a incorporação das críticas realizadas. Essa banca foi um divisor de águas na minha vida acadêmica. Incorporadas às aferições metodológicas e argumentações teóricas, as leituras da bibliografia sugeridas e as sugestões criativas propondo uma visão de ciência mais solta, imaginativa e transgressora de fronteiras da concepção positivista, foram fundamentais para realizar uma pesquisa exaustiva, mas alegre, pois era felicidade por aprender os primeiros passos como pesquisadora. Isso tinha um significado! Definitivamente, compreendera como era feito o processo de construção do saber.

Com a experiência da pesquisa, a leitura de conteúdos fragmentados e vazios de significado e de pouco sentido dos livros didáticos se distanciavam, e em seu lugar, o prazer de passar horas na leitura de um autor clássico ou filósofo de pensamento confuso ou sofisticado, mas repletos de ideias e lacunas que me despertavam a curiosidade e a reflexão. Além disso, o êxito alcançado com a aprovação da dissertação do mestrado “Com louvor”, sugerido por unanimidade na banca em que a prof.ª Lourdes foi a figura fundamental, tanto em críticas, quanto na solicitação da grande distinção acadêmica.

A definição de orientação para o doutorado se fez natural, pois as novas atividades acadêmicas consolidaram a admiração e parceria em projetos de pesquisa, ensino e extensão capitaneados pela prof.ª Lourdes. Como primeira iniciativa, com a pesquisa sobre a Cidadania das mulheres, sob a coordenação da prof.ª Lourdes Bandeira e prof.ª Christiane Girard. Finalmente, a defesa da tese de doutorado sob sua orientação: Matrimônio-Patrimônio: as armadilhas do amor no século XX.

Diante de tudo relatado, posso afirmar que a prof.ª Lourdes vive em cada um de nós, seus alunos e orientandos!

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.