Luciana Lombas Belmonte Amaral e Alberto Carvalho Amaral
Grande Professora, Pesquisadora e Defensora das mulheres e dos direitos humanos.
Mulher de uma trajetória admirável, com importantes contribuições para o nosso programa (PPGSOL-UnB), à Universidade e à sociedade.
Em nossa memória, ficará registrada a potência de sua intelectualidade, o engajamento na pesquisa, a vontade de justiça e a intransigência na defesa das mulheres, além de sua seriedade e generosidade no ser docente.
E o que seria de nós, discentes e aprendizes de cidadãs-pesquisadoras-professoras, sem mulheres inspiradoras como Lourdes Maria Bandeira?
A causa feminista brasileira é marcada pelo trabalho incessante de valorosas mulheres irresignadas com a situação de machismo estrutural e misoginia, atuando em diversas áreas. A Professora Lourdes Maria Bandeira, certamente, ingressará para a história das intelectuais brasileiras que se comprometeram com essa missão, consagrando a seriedade e a relevância dos estudos sobre gênero, violência doméstica, atuação da rede de proteção contra a violência doméstica, relação de cuidados e cuidadoras, feminicídio, entre outras. Sendo uma das mais valorosas teóricas e ativistas da causa feminista, deixa-nos também um importante legado de contribuições quanto à excelência na pesquisa e à produção teórica nas Ciências Sociais do Brasil, editora-chefe por 10 (dez) anos da Revista Sociedade e Estado, e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (Nepem).
Como docente, destacou-se pelo compromisso e afeto durante as aulas, inspirando centenas de estudantes de diferentes gerações, alunas(os) da graduação, da pós-graduação, orientandas(os) e admiradoras(es).
Lourdes Maria Bandeira, presente!
