OPINIÃO

Professores(as) eméritos(as) da Universidade de Brasília.

Professores eméritos da Universidade de Brasília

 

Os professores eméritos da Universidade de Brasília (UnB), abaixo assinados, vêm a público expressar a sua indignação e repudiar a injusta exclusão dos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Os seus nomes foram indicados por uma comissão paritária de membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), que legitima e garante que sua escolha de cientistas se dê em virtude de seu mérito científico, fora de qualquer injunção política.


Em decreto de 03 de novembro de 2021, foi publicada a lista dos agraciados com a honraria e, em 05 de novembro
de 2021 o Presidente da República, surpreendentemente fez publicar novo decreto excluindo os dois cientistas acima mencionados, por pura perseguição política.


Essa atitude indigna confronta com os pensamentos dos fundadores da Universidade de Brasília, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. A UnB já foi palco de atrocidades de governos autoritários e não pode ficar calada diante dessa atitude que fere e envergonha a comunidade acadêmica e toda a sociedade brasileira. Em adição condenamos o atual governo pelo corte abusivo nos orçamentos das Universidades públicas brasileiras e na destruição do Sistema de Ciência e Tecnologia do país, revelando a falta de visão do futuro e desprezo pela Ciência que comprometerá o desenvolvimento social e econômico do Brasil.


Assim, prestamos nossa solidariedade aos cientistas Adele Schwatz Benzaken e Marcus Vinícius de Lacerda, excluídos da lista de agraciados, bem como aos vinte e um cientistas que renunciaram coletivamente às suas indicações, demonstrando uma solidez ética de brasileiros dignos.

 

Brasília, 14 de novembro de 2021

 

Albino Verçosa Magalhães
Alcida Ramos
Aldo Paviani
Antonio Raimundo Lima Cruz Teixeira
Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Carlos Eduardo Tosta da Silva
Carlos Roberto Felix
Cleber José Rodrigues Alho
Cristovam Buarque
Dioclécio Campos Junior
Eliot Watanable Kitajima
Estevão de Rezende Martins
Eunice Soriano Alencar
Eva Wairos Pereira
Fernanda Fonseca Sobral
Flavio Versiani
Frederico Holanda
Hartmut Günter
Hildo Honório do Couto
Isaac Roitman
Ivone Rezende
Jacques Velloso
Joanilio Teixeira
José Carlos Córdova Coutinho
José Salomão David Amorim
Julio Cesar Melatti
Liana Fortuna Costa
Maria Stela Grossi Porto
Luis Afonso Bermudez
Maria de Fátima da Silva Verdeaux
Maria Sueli Felipe
Murilo César Ramos
Othon Henry Leonardos
Pedro Demo
Pedro Luis Tauil
Reinharddt Adolfo Fuck
Sergio Dayrell Porto
Susana Pinheiro Machado Mueller
Sylvia Ficher
Venício Artur de Lima
Vicente Faleiros
Volnei Garrafa
Zulmira Guerrero Marques Lacava

 

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.