OPINIÃO

Maria Hosana Conceição é professora da Faculdade de Ceilândia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG Profnit/UnB. Doutora em Química.

Maria Hosana Conceição

Estamos encerrando as atividades acadêmicas na Universidade de Brasília (UnB) e já se somam três semestres de trabalhos on-line. Em meados de março de 2020, quando a nossa magnífica reitora, a professora Márcia Abrahão, precisou interromper as atividades presenciais na UnB, não imaginávamos que passaríamos tanto tempo longe das nossas salas de aula e dos laboratórios.

Em mais de três décadas lecionando as disciplinas de química e com um forte gosto em escrever na lousa, sim, o desenho das estruturas das moléculas nos impõe, a nós químicos, certas habilidades com o giz e a lousa; me deparei, nos deparamos, com o ensino remoto ou on-line.

Por outro lado, rapidamente, uma equipe de professores do Instituto de Biologia (IB/UnB), com conhecimento em Ensino à Distância (EaD) criou uma Turma na plataforma do Moodle Aprender 2 e convidou colegas para participar, como aprendizes, e as aulas foram no modo síncrono e com direito a aula de tira-dúvidas.

Para mim, aquela iniciativa foi incrível, eu nunca imaginei, na minha vida acadêmica, receber tal oportunidade. É importante destacar, que a Academia, Universidade, é competitiva, nós pesquisadores somos formados para escrever um projeto de pesquisa, concorrer a editais de fomento, dar aulas na graduação e na pós-graduação e escrever artigos acadêmicos.

Assim, receber aulas, dos professores pesquisadores, que têm tantas demandas de trabalho, foi surreal, mas eu pude conhecer o lado humano de um pesquisador cientista.

Outrossim, a equipe do Centro de Ensino à Distância (Cead), com o apoio da Procap/UnB, passou a nos oferecer os cursos de capacitação nas plataformas do Moodle Aprender 2 e 3 e também do Office 365.

Desde agosto de 2020 até dezembro de 2021, nos foram oferecidas algumas dezenas de cursos de capacitação. As equipes do Cead e da Procap tomaram o devido cuidado para elaborar conteúdos necessários, tanto para as atividades docentes, quanto para as administrativas.

Podemos ilustrar alguns exemplos: 1. Office 365 para Docência - Oficinas Remotas; 2. Office 365 para Atividades Administrativas - Oficinas Remotas; 3. Diversificando Estratégias e Recursos Digitais de Ensino-Aprendizagem; 4. Organizando o Trabalho Remoto; 5. Office 365 para Docência - Oficinas Remotas (2° ciclo); 6. Uso do Office 365, do SEI e do SIGAA nas Rotinas Administrativas das Secretarias dos Cursos de Graduação; 7. Uso do Office 365 e integrações com relatórios do SIGAA nas Rotinas Administrativas das Secretaria; 8. Office 365 para Atividades Administrativas - Ciclo 3 - Módulo I: Trabalhando em Grupos e Equipes no Teams; 9. Office 365 para Atividades Administrativas - Ciclo 3 - Módulo II: utilizando aplicativos do Office 365.

Esse avanço rápido dos recursos tecnológicos, nos proporcionou atualizar as nossas aulas, na verdade, estamos substituindo aqueles cadernos amarelados pelo tempo, com os conteúdos das nossas listas de exercícios e das principais anotações dos conteúdos.

Nesse terceiro semestre de aulas on-line, na UnB, temos as habilidades para um trabalho em equipe; por exemplo, o chat do Teams nos permite organizar uma banca de seleção, uma orientação de monitoria, fazer upload de um arquivo editável entre outros.

Consideramos que a produção de aulas gravadas, de Questionários no Forms, de apresentação de conteúdos no PowerPoint ficou mais focada no aluno.

Avançamos para um ensino híbrido? Quiçá! Porém o que realmente pretendemos é voltar ao ensino presencial com o diferencial tecnológico.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.