OPINIÃO

 

 

Jane Pereira Araújo é psicóloga, Especialista em Psicoterapia de Base Analítica, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Ciências da Saúde/saúde do trabalhador, Doutoranda em Psicologia. Atua na Coordenação de Atenção Psicossocial da UnB.

 

 

 

Lorrane Clarinda Teixeira Szerwinski é psicóloga Clínica, graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília

 

 

 

Larissa Polejack Brambatti é graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília, especializada em Psicodrama (ABP)e em Educação Permanente em Saúde (UFRGS), mestre em Psicologia Clínica pela UnB, doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (UFRGS) e em Saúde Pública pelo Department of Global Community Health and Behavioral Sciences da School of Public Health and Tropical Medicine, Universidade Tulane de Nova Orleans. É professora do Instituto de Psicologia e diretora da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária da Universidade de Brasília.

Jane Araújo, Lorrane Szerwinski e Larissa Polejack

 

A Coordenação de Atenção Psicossocial (CoAP) é vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária/Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília. Consiste em um espaço de acolhimento e atendimento psicossocial visando ser um lugar de acolhida, respeito e escuta empática. Tem por objetivo dar suporte e viabilizar a saúde mental dos estudantes, servidores técnicos e docentes da UnB.


Dispomos de um olhar atento e empático à individualidade do sujeito, às suas demandas e aos seus processos. E, para as demandas globais da nossa comunidade acadêmica, agimos em prol da prevenção, suporte e promoção de saúde.


A CoAP possui uma equipe multiprofissional que atua em situações de crise e de risco. Durante o período mais crítico da pandemia pela covid-19 contou com parceria de profissionais da comunidade externa, para realização de atendimento psicológico voluntário, gratuito e/ou a preço social. Parceria essa que vem fazendo uma grande diferença nesse momento tão difícil que temos vivenciado.


A CoAP oferece acolhimento psicossocial, serviço de intervenção em crise, acompanhamento psicoterapêutico, atendimentos em grupo, atendimento nutricional e encaminhamentos para redes externas, quando necessário. Atua também com orientações e encaminhamentos relativos à saúde mental no âmbito da UnB, e nas discussões de proposições relativas à saúde mental junto à Dasu e outras instâncias da UnB, como o Hospital Universitário e a Faculdade de Medicina, parceiros na oferta de atendimento psiquiátrico.


Também trabalhamos numa perspectiva de atuação em rede com outros centros e grupos, entre eles: o Grupo de Apoio Terapêutico para Estudantes Autistas, Neurodiversos e Neuro-atípicos da UnB, em parceria com o Caep; e, com o Instituto de Ensino Extensão e Pesquisa – Aprender Vivo, na oferta de terapia de família e de casal.


Os serviços são destinados aos membros da comunidade acadêmica que estejam passando por um momento difícil e necessitem de acolhimento e/ou atendimento psicológico mais prolongado. Por vezes, nos procuram também para pedir informações ou por se sentirem sozinhos. Mas, pela extensa demanda e diante da impossibilidade de atender a todos, nosso atendimento prolongado é prioritário àqueles em situação de crise psíquica e maior vulnerabilidade socioeconômica. Mas com todos que nos procuram realizamos uma primeira escuta acolhedora, ajudando no que tiver ao nosso alcance.


Para viabilizar esses serviços temos em nossa equipe profissionais das áreas de psicologia, serviço social, nutrição e contamos ainda com estagiários de psicologia, bolsistas, extensionistas e profissionais voluntários.


Conte conosco! Você não precisa passar por tudo sozinho, estamos aqui para lhe ajudar. Para a UnB o cuidado com a saúde mental é um compromisso 365 dias ao ano.


Para acesso aos serviços da CoAP, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.