OPINIÃO

A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária tem como missão a coordenação de políticas e estratégias de atenção à saúde e à qualidade de vida da comunidade universitária. Realiza ações de prevenção, promoção de saúde e atenção psicossocial. A atuação da Dasu é intersetorial, visando à elaboração conjunta de boas práticas, a construção de redes de cuidado e a implementação dos princípios de uma Universidade Promotora de Saúde (UPS).

Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC)

Terapia Comunitária Integrativa na Universidade de Brasília

Apesar das circunstâncias difíceis, ao longo dos últimos dois anos, a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), realizou mais de 2 mil acolhimentos. Isso tem sido possível por meio da parceria com a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), sob a coordenação de Cristian Silva e com o protagonismo da referência técnica em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) Doralice Oliveira Gomes, que convocou uma rede de apoio de terapeutas comunitários, que se colocaram voluntariamente à disposição da Universidade de Brasília para ofertar a Terapia Comunitária Integrativa para nossa comunidade. A parceria começou ainda em 2019, com a oferta de rodas de terapia comunitária no Campus Darcy Ribeiro, na Faculdade de Ceilândia e na Faculdade de Planaltina.

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma abordagem de atenção à saúde comunitária, criada pelo prof. dr. Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará. É uma prática em grupo que incentiva, por meio de encontros comunitários, a expressão de experiências de vida, possibilitando que as alegrias e dificuldades vivenciadas no cotidiano possam ser compartilhadas, bem como as estratégias de superação (BARRETO, 2013). A TCI foi criada, originalmente, para acolhimentos presenciais em formato de grupo, denominado de roda. Todavia, devido ao isolamento necessário pelo período pandêmico, o formato e a estrutura da TCI passaram por adaptações na proposta de acolhimento emocional e cuidado das pessoas. Adaptações de encontros presenciais para formato em ambientes on-line, a fim de continuar contribuindo com a promoção da saúde emocional.

A TCI on-line na UnB tem sido ofertada três vezes por semana, via plataforma Zoom, com a finalidade de promover intervenções de apoio emocional, fortalecer laços afetivos, ampliar a aproximação relacional, minimizar a sensação de isolamento social em tempos de pandemia e fortalecer a rede de apoio social da comunidade universitária e comunidade externa. Os encontros ocorrem às terças - 10h, às quintas - 16h e às sextas - 15h.

Reconhecendo a importância desta prática integrativa, a Dasu/DAC, em parceria com unidades acadêmicas, transformou a TCI em disciplina de dois créditos para a graduação como forma de colaborar com a ampliação de espaços de cuidado e promoção de saúde na UnB.

Nossos imensos agradecimentos aos terapeutas Cássia Maria, Maria Angélica, Fernando Barbosa, Hélio Marim, Rosângela Lima e professora Daniela Rodrigues, que possamos continuar contornando montanhas e vivendo belas paisagens!

No site da Dasu/DAC, você encontra todas as informações necessárias para participar da Terapia Comunitária Integrativa.

Venha participar conosco!

Estamos prontos para lhe escutar