OPINIÃO

Joana D’Arc Souza é pedagoga da Universidade de Brasília, atua na CoEduca/Dasu/DAC. Coordena as Oficinas Calo(u)rosas e o Dia de Jogos - Projeto Acolhimento. Graduada em pedagogia (UnB) e mestra em Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília.

Madelon Nascimento é pedagoga da Universidade de Brasília, atua na CoEduca/Dasu/DAC. Coordena as Oficinas Calo(u)rosas e o Dia de Jogos - Projeto Acolhimento. Graduada em pedagogia (UnB) e mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília.

João Pedro Rodrigues da Silva é estudante de enfermagem (oitavo semestre - FCE/UnB). Foi bolsista dos Projetos: Acolhimento (CoEduca/Dasu) e Promoção a Saúde (Dasu). Integrante da diretoria geral da Lasfac (Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade), atuante do Projeto Saúde Integral para Famílias Carentes do Sol Nascente e extensionista no Museu de Anatomia da UnB.

Joana D’Arc, Madelon e João Pedro Rodrigues da Silva

A ludicidade é sinônimo de brincadeira, divertimento, riso e culturalmente é o lugar da criança, sendo colocado como um espaço de vivência da infância, mas, o adulto brinca, e brinca porque isto é parte do seu ser, das suas vivências passadas, o que nos implica em afirmar que o adulto não perde a capacidade de divertir-se e reviver emoções positivas.

Para Pedroza (2018) “A brincadeira é uma atividade central no desenvolvimento cognitivo e sócioafetivo humano e está presente e adquire funções diferenciadas em todas as fases da vida”. Brincar é importante em todas as idades uma vez que abre espaço para a experimentação, bem como, para a aproximação e pode conduzir ao diálogo nas situações de ludicidade, em espaços variados, o que inclui o momento on-line.

A percepção de tempo e espaço, especialmente quando inseridos em um contexto acadêmico atravessado por uma pandemia, evidencia a importância de se olhar para o lado humano e para as suas necessidades com mais atenção e afinco. As demandas, os prazos, a velocidade com que as respostas precisam ser encaminhadas e as tarefas cumpridas, não deixaram de existir, mas chegam para as pessoas em um cenário em que elas, de alguma forma, foram impelidas a se conectarem com os seus sentimentos, com a necessidade do encontro e a relevância do outro no seu processo de constituição.

Frente a essas questões, o lúdico assume um papel ainda mais relevante nas nossas vidas, na medida em que propicia a sensação de prazer, de alegria e traz o lazer como parte indispensável do nosso cotidiano, principalmente quando inserido em um contexto universitário, contribuindo para troca, para a criação de vínculos e de um fazer educativo dotado de sentido.

Entendendo que o compromisso com a educação não pode estar desvinculado do seu lado humano, que é inerente a qualquer ato educativo e que, por isso, precisa ser valorizado enquanto essência, especialmente nos espaços institucionais de ensino, os dias de jogos foram idealizados nessa perspectiva, como uma via de trazer o lúdico e abraçar a nossa humanidade. Assim, o intuito é proporcionar conexões, viabilizar encontros e aprendizados mútuos, convidar a nossa criança para brincar, além de oportunizar um momento de pausa, tão importante em uma sociedade marcada pela pressa.

Caminhando nessa direção, a Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca / instagram @coeducaunb), vinculada à Dasu-DAC (instagram @dasu_unb), inseriu os referidos dias de jogos, como parte do Projeto acolhimento, que conta com a participação de discentes na sua condução e no acolhimento a outros estudantes da Universidade. Para tanto, faz-se necessário realizar a inscrição, por meio da disponibilização de formulário específico a ser divulgado pelos canais de comunicação desta Coordenação. Os jogos selecionados são jogos on-lines conhecidos que foram bem populares nos últimos anos, entre eles Gartic, UNO, Kahoot, Amoung Us, STOP, além de serem jogos que comportam um número considerável de pessoas, ofertados em horários diversos para facilitar participação e conciliação com as aulas, propiciando divertimento e integração da comunidade universitária.