OPINIÃO

Gabriel Dorfman é doutor em Arquitetura pela Technische Universität Berlin. Professor associado do Departamento de História da Arquitetura e do Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Gabriel Dorfman

A "indicação" da cidade de São Paulo como a quinta mais feia do mundo, feita recentemente em um conhecido site internacional de viagens[1], causou comoção em muitos brasileiros, deixando-os tristes e chocados ao verem mais esse estigma sendo pespegado à imagem do país, em uma época em que tal imagem já se encontra bastante prejudicada por eventos e ações realizadas em vários outros campos da vida nacional. A bem da verdade, não chega a ser uma grande novidade tal qualificação de São Paulo como uma das mais feias cidades do mundo, uma vez que em outros sites de viagem ela já vinha merecendo esse triste epíteto [2]; por que motivo justo agora isso causou maior impacto entre os brasileiros é algo difícil de entender.

Mais importante do que os prejuízos causados à imagem (e à autoimagem) do Brasil e dos brasileiros, no entanto, a "elevação" da mais rica e poderosa cidade do país a lugar de destaque em um ranking sombrio como este escancara um fenômeno que, lamentavelmente, vem fazendo-se presente na cultura do país há mais de cinco décadas. Bem mais do que cinco décadas: na verdade, desde os anos 50 do século passado vem ocorrendo um progressivo e cada vez mais acentuado processo de enfeiamento geral das cidades brasileiras, processo dentro do qual São Paulo constitui apenas o caso mais extremo, principalmente por sua escala e pelo papel central que essa cidade desempenha na vida do país.

São Paulo é a cidade mais importante e, em termos econômicos, a mais bem-sucedida do Brasil. A mais populosa, a mais rica, reduto da técnica e das indústrias mais avançadas, sede da que é considerada a melhor universidade do país, da vida cultural mais intensa e criativa[3]. A hipertrofia da importância de São Paulo no cenário brasileiro atual é claro sintoma do desequilíbrio regional que segue sendo um dos mais graves problemas do país - ruim para o próprio país, mas não necessariamente para São Paulo, pois o problema aí reside não na força de São Paulo, mas sim na fraqueza das demais cidades brasileiras, sendo que tentativas de explicar esta (fraqueza) por aquela (força) brotam muito mais do ressentimento do que de uma observação objetiva dos fatos históricos e econômicos.

Dentro de um quadro geral tão positivo, caracterizado pela vitalidade e pela pujança extrema, no entanto, sobressai a igualmente extrema feiura da cidade: quando analisada em seus aspectos formais, São Paulo choca por sua fealdade, ela é um verdadeiro pesadelo urbano.

Aqui se impõe uma indagação: tem sentido analisar uma cidade em seus aspectos estéticos? Tem sentido lançar mão de adjetivos como "bela" e "feia" para qualificar uma paisagem urbana? Paradoxalmente, o próprio site que apontou São Paulo como a quinta cidade mais feia do mundo se apressou a, logo no início do artigo em que isso foi feito, solapar a aplicabilidade dessa forma de juízo às cidades. Não por acaso, o site tomou o cuidado de colocar o adjetivo entre aspas - "feio", escreveu ele, negando, assim, a pertinência dessa categoria de avaliação na observação das cidades, para, logo em seguida, trazer para dentro do juízo estético variáveis estranhas a ele, variáveis que se referem à eficiência, à justiça (social) e às qualidades que definem um ambiente mais ou menos salubre.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

[1] "The 20 Ugliest Cities in the world" publicado no site "4 travel lovers" -https://www.fortraveladvicelovers.com/en/the-20-ugliest-cities-in-the-world
[2]  Nono lugar entre as 10 mais feias do mundo in Top 10 Ugliest Cities in the World, no site UCityGuides; uma entre as nove mais feias in The world's nine ugliest cities that are well worth visiting, no site TRAVELLER, https://www.traveller.com.au/the-worlds-nine-ugliest-cities-that-are-well-worth-visiting-h14x7j; uma entre as nove mais feias in 9 ugliest cities in the world - https://www.ucityguides.com/cities/10-ugliest-cities-in-the-world.html
[3] Não por acaso, um dos recém-mencionados artigos que denunciam a feiura extrema da grande cidade brasileira é intitulado "As nove cidades mais feias do mundo que merecem ser visitadas".