OPINIÃO

Liliane Campos Machado é professor e diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Lívia Freitas Fonseca Borges é professora e ex-diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Wivian Weller é professora e ex-vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Liliane Campos Machado, Lívia Freitas Fonseca Borges, Wivian Weller

José Luiz Villar, colega do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação, como bom carioca, despediu-se dessa vida em uma terça-feira de Carnaval, no dia 01 de março de 2022. O vazio sentido em nossos corações na Quarta-Feira de Cinzas espalhou tristeza e dor pela partida de um colega e amigo, com o qual esperávamos conviver ainda por muito tempo. Custa acreditar que ele não está mais conosco e só nos resta render-lhe nossa modesta homenagem, em agradecimento ao convívio, às agradáveis conversas, às parcerias que puderam ser construídas ao longo desses anos.

José Villar iniciou sua trajetória na Faculdade de Educação em 2005, inicialmente por meio de contrato temporário e, posteriormente, como professor do quadro permanente, alcançando o nível de professor associado. Foi um estudioso do pensamento de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, tendo organizado, em parceria com o professor Remi Castioni, a coletânea Diálogos entre Anísio e Darcy: o projeto da UnB e a educação brasileira, publicada em 2012 pela Editora Universidade de Brasília.

Em 2014 iniciou sua trajetória na gestão, tendo ocupado os cargos de Coordenador do Curso de Pedagogia noturno, Coordenador de Extensão, Vice-Diretor e Diretor em Exercício da Faculdade de Educação. Desde 2019 também era membro do Conselho de Educação do Distrito Federal como representante de Instituição Pública Federal de Ensino Superior.

Como bom historiador, Villar também contribuiu no resgate da memória e dos registros dos 50 Anos da Faculdade de Educação. Em parceria com Lívia Borges e Wivian Weller, foi responsável pela organização da coletânea FE 50 ANOS – 1966-2016: memória e registros da história da faculdade de educação da Universidade de Brasília, publicada em 2018 pela Editora Universidade de Brasília. Essa obra, representou “[...] um esforço coletivo de professores-pesquisadores desta unidade no sentido de recuperar, sistematizar e analisar diferentes e dispersas fontes históricas sobre a Faculdade de Educação e seu curso de Pedagogia. Trata-se também de um projeto de reconstrução da memória da instituição como um todo, que dá sequência a outros estudos já realizados” (BORGES; VILLAR; WELLER, 2018, p. 7

José Villar se dedicou de forma apaixonada à docência e à gestão no âmbito da Faculdade de Educação. Também zelou pelo complexo arquitetônico e artístico formado pelos três prédios da FE, pelo teatro Dois Candangos e pelas esculturas Bartira, de Victor Brecheret, e Monumento à cultura, de Bruno Giorgi, que representam a primazia e a inovação com que esta faculdade foi projetada. Para além do zelo com o patrimônio material e histórico, ele cuidava das pessoas. Era também um protetor das mulheres. Seu peito ficou pequeno para um coração tão grandioso. Ele vai nos fazer muita falta.

José Villar, você partiu, mas seu legado será lembrado por nós.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.