OPINIÃO

Flávia Dias Xavier é professora de Hematologia da UnB e chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HUB-UnB/Ebserh, responsável técnica pelo Transplante de Medula Óssea do HUB-UnB/Ebserh. Possui doutorado em Ciências Médicas e residência médica em Hematologia e Hemoterapia pela USP.

Flávia Dias Xavier

No Brasil, a expectativa de vida passou de 42 anos em 1945 para 75 anos em 2019. Houve o desenvolvimento de vacinas, antibióticos, medicamentos, melhores condições sanitárias e de alimentação, e o homem passou a morrer menos de causas infecciosas (como sífilis, tuberculose).

Em 2019, o câncer (10,08 milhões) era a segunda maior causa de morte no mundo, precedido apenas pelas doenças cardiovasculares (18,56 milhões). O INCA estima para 2022 cerca de 450 mil casos novos de câncer no Brasil (excluindo câncer de pele não melanoma). Os mais frequentes em homens serão próstata (29%), cólon e reto (9%), pulmão (8%), estômago (6%) e orofaringe (5%); e nas mulheres, mama (30%), cólon e reto (9%), colo do útero (7%), pulmão (6%) e tireoide (5%).

A pergunta que nos fazemos é: “É possível prevenir o câncer?”. Sim, é possível prevenir ou detectar precocemente (quando ainda curáveis) grande parte dos cânceres mais frequentes. Endoscopia e colonoscopia podem retirar pólipos pré-malignos. Mamografias e triagem de PSA podem detectar precocemente cânceres de mama e próstata, respectivamente. O câncer de colo de útero secundário ao vírus HPV pode ser prevenido com a vacinação, disponível no Brasil desde 2014, acessível para meninas de 9-14 anos e meninos de 11-14 anos. O exame Papanicolau pode detectar e tratar lesões cervicais pré-malignas. É lastimável que o câncer de colo de útero ainda esteja entre os principais cânceres femininos no mundo e tenha resultado em 342.000 mortes em 2020 segundo a OMS.

Evitar o tabagismo tem impacto direto em reduzir cânceres de pulmão, de cabeça e pescoço, entre outros. Naqueles que fumam muito, o uso da tomografia de tórax com baixa dose pode reduzir em 20% a mortalidade relativa do câncer de pulmão.

Ter hábitos saudáveis como boa alimentação, atividade física regular, evitar excesso de peso, álcool ou tabagismo e a realizar exames de check-up contribuem para a prevenção e detecção precoce do câncer. Os cânceres do sangue (leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, entre outros), por outro lado, não são preveníveis. Enquanto as leucemias crônicas podem ser detectadas precocemente em exames de hemograma periódicos, as leucemias agudas desenvolvem-se subitamente.

Algumas pistas que podem chamar a atenção para a presença de um câncer oculto e necessidade de avaliação médica: febre inexplicada (geralmente no final do dia), perda de peso não intencional e sudorese noturna, conhecidos como “sintomas B”, além disso o aparecimento de “ínguas” geralmente indolores são sinais de alerta. O tratamento do câncer também evolui muito nos últimos anos.

Recentemente, foi aprovada pela ANVISA a terapia de células CAR-T, em que se “programa” em laboratório as células brancas do sistema imune do paciente para atacarem certos tipos de cânceres do sangue, com resultados animadores.

O oito de abril é o dia mundial de combate ao câncer. Fique atento para as medidas de prevenção e detecção precoce e para sintomas e sinais de alerta. Procure avaliação do oncologista (tumores sólidos) ou hematologista (tumores do sangue) quando necessário. Tenha hábitos saudáveis e realize seus exames de check-up.

Recomendações de triagem de câncer para população geral
• Colonoscopia aos 45 anos
• Mamografia aos 50 anos
• PSA livre/PSA total aos 50 anos
• Tomografia de tórax (baixas doses) aos 55 anos se fumou ≥30 maços-ano nos últimos 15 anos
• Endoscopia aos 40-50 anos (grupos de risco)
• Presença de sintomas B (sem outra causa aparente), ou seja, febre ≥ 37,8oC, sudorese noturna e perda de peso (perda ≥10% peso basal): a qualquer momento.
• Após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano, repetir exame Papanicolau a cada três anos. Recomendado para mulheres sexualmente ativas, principalmente entre 25-64 anos.

Referências:
1. https://ourworldindata.org/life-expectancy
2. https://ourworldindata.org/causes-of-death
3. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.Estimativa 2020 : incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro : INCA, 2019.
4. US Preventive Services Task Force, Davidson KW, Barry MJ, Mangione CM, Cabana M, Caughey AB, Davis EM, Donahue KE, Doubeni CA, Krist AH, Kubik M, Li L, Ogedegbe G, Owens DK, Pbert L, Silverstein M, Stevermer J, Tseng CW, Wong JB. Screening for Colorectal Cancer: US Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA. 2021;325(19):1965.
5. National Lung Screening Trial Research Team, Aberle DR, Adams AM, Berg CD, Black WC, Clapp JD, Fagerstrom RM, Gareen IF, Gatsonis C, Marcus PM, Sicks JD. Reduced lung-cancer mortality with low-dose computed tomographic screening. N Engl J Med. 2011;365(5):395.
6. NCCN, 2021.
7. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cervical-cancer
8. https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/acoes-de-controle/deteccao-precoce#:~:text=O%20m%C3%A9todo%20de%20rastreamento%20do,sexual%20(BRASIL%2C%202016).
9. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Atlas da mortalidade. Rio de Janeiro: INCA, 2021. 1 base de dados. Disponível em: https://www.inca.gov.br/app/mortalidade (abre em nova janela). Acesso em: 01 abril 2022.