OPINIÃO

Rodrigo Miloni Santucci é professor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), formado em Geologia pela Universidade de São Paulo e mestre e doutor em Geociências pela Universidade Estadual Paulista.

Rodrigo Miloni Santucci

Inaugurada em 16 de maio de 2006, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) completa oficialmente 16 anos de existência, apresentando resultados positivos na área da pesquisa e tendo como desafio futuro continuar se desenvolvendo.

Até o presente momento, a FUP é representada por cerca de 115 docentes que atuam em cinco cursos de graduação envolvendo como temas principais as licenciaturas em Educação do Campo e Ciências Naturais e os bacharelados em Gestão Ambiental e do Agronegócio. Tal contexto faz com que o perfil da pesquisa realizada no campus, e em parceria com outras unidades acadêmicas da UnB e com outras instituições, seja extremamente variado.

Informações retiradas dos indicadores de produção compilados pela própria UnB mostram um gráfico de nuvem de palavras onde os temas mais frequentes nos trabalhos publicados por docentes do campus envolvem: educação, ensino de ciências, formação de professores, meio ambiente, desenvolvimento rural, desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, agroecologia, educação ambiental. Ademais, também há pesquisa sendo desenvolvida na área das biociências, física, geociências e química, por exemplo.

Conforme a referida base de dados da UnB, do ponto de vista da produção científica, a FUP partiu de aproximadamente 90 publicações anuais em 2007 (entre artigos em periódicos e capítulos de livros), quando seu corpo docente era significativamente menor, para aproximadamente 300 publicações em 2020. Com relação às orientações de pós-graduação, são contabilizadas pelo menos 60 defesas de mestrado e 13 de doutorado envolvendo a orientação de docentes do campus para o ano de 2020. Esses docentes estão credenciados em diversos programas de pós-graduação da UnB e parte deles também participa dos seis programas sediados na própria FUP, no caso: Ciências Ambientais, Ciências de Materiais, Gestão Pública, Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais.

Como exemplo do potencial para integração de diversas áreas do conhecimento, destacam-se os resultados obtidos com o Projeto Radis – Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos da Região Norte do Estado do Mato Grosso. A visita e a coleta de informações de mais de 20 mil famílias localizadas em áreas rurais no norte do Mato Grosso envolveram pesquisadores de áreas distintas, como administração, ciências agrárias, ciências políticas, direito, economia, geoprocessamento e tecnologia da informação, organizando um banco de dados usado para fins de regularização ambiental, assistência técnica rural e pesquisa acadêmica. Até o momento, os resultados do projeto levaram à produção de mais de duas dezenas de artigos e capítulos de livros. Parte dos dados são públicos, o que possibilita o desenvolvimento de novos trabalhos por outros pesquisadores.

Com sua ainda breve história, a FUP já colheu muitos frutos do ponto de vista do desenvolvimento científico. Entretanto, ainda tem grandes desafios pela frente, típicos de uma unidade acadêmica ainda recente na estrutura da UnB, como por exemplo, a necessidade de criação e ampliação de espaços para laboratórios, bem como o fortalecimento e o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.