OPINIÃO

Otilie Eichler Vercillo é professora da Faculdade UnB Planaltina. Possui Doutorado em Química pela Universidade de Brasília.

Otilie Eichler Vercillo

O Campus de Planaltina, desde sua criação em 2006, sempre teve um caráter extensionista. Durante seus 16 anos, a FUP proporciona troca e diálogo de conhecimentos e saberes entre comunidades, universidades, escolas e movimentos sociais. Seus professores têm uma vocação para atividades envolvendo a sociedade, o que é demonstrada pelo grande número de programas, projetos, cursos e eventos de extensão que o campus oferece, contribuindo na construção de relações mais estreitas entre a universidade e a comunidade.

Um grande passo para o avanço da extensão na FUP foi a criação do Colegiado de Extensão da Faculdade UnB Planaltina em 2017, colocando a atividade extensionista como um projeto institucional, com mais incentivo às ações. Foi o primeiro Colegiado de Extensão entre as unidades da Universidade de Brasília, que hoje conta com colegiados em quase todas as suas unidades. Assim, a extensão da FUP foi fortalecida com o destacamento de recursos próprios e editais de extensão. Esse avanço foi evidenciado pelo grande aumento do número de ações após a criação do Colegiado. Segundo levantamento interno, o número de ações por semestre passou de nove para 49 em apenas um ano de criação do Colegiado e está em ascendência desde então. Atualmente existem 66 ações entre programas, projetos, cursos e eventos em atividade pela FUP. Eles interferem diretamente na realidade social, que recebe da Universidade conhecimento em diversas áreas. Nossas ações de extensão possuem diferentes temáticas, sendo Educação, Meio Ambiente e Tecnologia e Produção as principais áreas de atuação. Alguns projetos estão ativos desde a inauguração do Campus, como é o caso do projeto O Ensino de Ciências e o Desafio da Aproximação Universidade-Escola, com o objetivo de promover o interesse dos estudantes da educação básica pela Ciência.

A FUP tem 38 municípios sob influência direta, o que proporciona uma grande oportunidade de troca de conhecimento, experiências e saberes. Essa vasta abrangência permite que a extensão da FUP alcance diferentes públicos, de diferentes origens, etnias, raças, territórios.

Além de todas as ações de extensão, o Colegiado de Extensão da FUP participa anualmente do aniversário do campus, da festa junina da FUP, da feira Agrobrasília, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do projeto UnB perto de você e da Semana Universitária. Principalmente nesse período, a FUP está aberta para visita de escolas em diversas atividades, o que dá uma maior visibilidade à Universidade e ao campus de Planaltina.

A Extensão exerce um papel fundamental na FUP, é essencial tanto para o desenvolvimento dos discentes quanto para o aperfeiçoamento dos docentes, na medida em que aproxima a Universidade da comunidade e proporciona uma maior integração com todos os setores da sociedade. Com a criação do Colegiado de Extensão, a FUP conseguiu valorizar ainda mais suas ações de extensão o que permite que a atividade extensionista ocupe seu devido lugar ao lado da pesquisa e do ensino.