OPINIÃO

 

Renato Janine Ribeiro é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, professor de Filosofia da USP e ex-ministro da Educação.

Renato Janine Ribeiro

 

Após dois anos de pandemia e encontros virtuais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC retoma o formato presencial de seu mais importante evento. A 74ª edição da Reunião Anual será realizada de 24 a 30 de julho nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB).

 

O mundo mudou, e muito, desde que estourou a crise mundial do coronavírus. Isolados, nos tornamos mais presentes. Confusos, buscamos nos tornar mais informados. As entidades científicas não mediram esforços para ampliar sua presença nas redes sociais e mídia em geral e, assim, discutir medidas de proteção e soluções na corrida contra o tempo para salvar vidas. Reiteramos, incansavelmente, o valor inestimável do conhecimento nesta árdua batalha de fatos contra especulações falsas.

 

Agora nos reencontramos com a necessidade de fazer um balanço aprofundado sobre esses longos 28 meses, sobre o papel de nossas instituições e o nosso, enquanto membros de nossa sociedade. Esta 74ª Reunião Anual será um encontro para resgatar o passado e olhar o futuro.

 

Celebraremos nesta ocasião o Bicentenário da Independência do Brasil, procurando lembrar que a independência não foi apenas o grito do Ipiranga, tampouco foi um projeto gestado no Rio de Janeiro, mas uma proposta que se espalhou pelo Brasil todo, com lutas intensas - a chamada Independência na Bahia, a Batalha do Jenipapo, no Piauí, para citar apenas alguns exemplos. Lembrando também que este Brasil se cria a partir de duas colônias portuguesas diferentes, a Colônia do Brasil e a Colônia do Grão Pará, que então se uniram, e que nosso País somente vai se completar um século depois, com a união do Acre, em 1903.

 

Vamos ampliar o foco do que é a Independência do Brasil e lembrar que a Independência é uma discussão que continua muito atual. Como podemos contribuir para o Brasil ser um país próspero, um país justo, um país altivo e soberano? O que as ciências, a saúde, o meio ambiente, a educação, a cultura podem fazer para garantir que um país seja realmente independente?

 

Vamos também celebrar os 60 anos da fundação da UnB, instituição universitária inovadora, criada por Darcy Ribeiro, destruída pelo Regime Militar e reconstruída graças à comunidade acadêmica brasiliense e brasileira. Festejaremos o Centenário da Semana de Arte Moderna, nossa cultura e arte únicas, com uma programação esfuziante de exposições, dança, música e literatura.

 

Em um ano crucial para os rumos do País, traremos à UnB debates sobre a construção de um Brasil Novo, com propostas a serem apresentadas para os candidatos ao Legislativo e ao Executivo. São ideias com especialistas de diversas instituições e áreas do conhecimento ao longo de 12 eventos virtuais que a SBPC vem realizando neste primeiro semestre de 2022, com temas que vão desde a nossa democracia adoecida, às questões de gênero e raça, meio ambiente, economia e educação.

 

A SBPC e a UnB convidam todos para participar destas e outras discussões que ocorrerão nesta 74ª Reunião Anual. E a festejar conosco esta semana dedicada à ciência brasileira, que terá atrações para todas as idades - crianças, jovens e seus familiares. O evento é aberto e gratuito a toda a comunidade.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.