OPINIÃO

Júlia Curto Ma é doutora em Geologia e  professora no Instituto de Geociências da UnB.

Paola Ferreira Barbosa é doutora em Geologia e professora no Instituto de Geociências da UnB.

Cláudia Linhares Sales é doutora em Informatique - Recherche Operationnelle - Université de Grenoble I. Secretária Geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, gestão 2021-2023.

Júlia C. Ma, Paola Barbosa, Claudia L. Sales

A SBPC Jovem teve a sua primeira edição em 1993, na 45ª Reunião Anual da SBPC, tendo sido criada para promover um contato lúdico de crianças e jovens com a ciência e os saberes científicos, por meio de atividades propostas por professores e pesquisadores das mais diversas áreas das Ciências. Todos os anos, em suas diferentes trajetórias pelo Brasil, seu legado permanece como inspiração para os pequenos e renovação para os mais experientes.

Na prática, a SBPC Jovem começa antes do período oficial da reunião anual, por meio de uma forte movimentação de escolas, universidades, núcleos de pesquisa, fomento, gestão e difusão científica. A partir desse ponto, a conscientização sobre a importância das ciências na sociedade já começa a criar forças.

Durante o evento, sua área de exposição permite a interação entre um público de diferentes faixas etárias e instituições, locais e de outros Estados. Com essa grande simbiose do conhecimento e de olhares curiosos, a realização da SBPC Jovem torna-se uma oportunidade única para a capital do país, em 2022. Após um longo período de atividades integralmente remotas, a comunidade finalmente poderá vivenciar diretamente experiências físicas, químicas, biológicas e matemáticas, bem como conhecer de perto o trabalho de pesquisadores na busca por conhecimento e soluções, desde a vacina do covid-19 até missões espaciais.

A SBPC Jovem traz em sua missão alcançar públicos diversos e desmitificar a pesquisa e as ciências diante dos olhos da sociedade. A popularização das ciências vem também para amparar e criar laços de confiança, mostrar que as portas estão abertas e permitir o maior acesso daqueles que se colocam como espectadores na busca por esclarecimentos ou apenas admirando novas descobertas. E quem sabe teremos aqueles que saem da SBPC Jovem com novas perspectivas ou com a certeza de que um dia irão fazer parte do meio científico, promovendo o avanço do conhecimento e de novas tecnologias?