OPINIÃO

Benny Schvarsberg é professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e assessor estratégico do gabinete da reitora.

Benny Schvarsberg

A dinâmica do processo de urbanização contemporâneo apresenta relevantes implicações em termos de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, especialmente quando se dá a expansão urbana acelerada próxima a áreas ricas em biodiversidade. Frequentemente é apontada a crítica de que cidades são incompatíveis com uma rica biodiversidade. Entretanto, o conhecimento científico e a consciência ambiental crescente vêm incidindo em políticas urbanas e de ordenamento territorial integradas com políticas ambientais para a conservação da biodiversidade gerando os chamados hotspots de biodiversidade mundialmente reconhecidos.

O Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília inserido no core da Área Metropolitana de Brasília é um imenso desafio por estar no centro do Cerrado, a savana mais biodiversa do mundo e um hotspot global para conservação da biodiversidade. E os campi universitários não podem ser vistos isoladamente como ilhas, mas como microcosmos importantes integrados ao ambiente construído da cidade, exercendo grande influência sobre o meio ambiente natural em razão de sua dimensão – quase a mesma da Asa Norte, bairro onde se insere –, de sua população de mais de 50 mil pessoas, maior que a maioria dos municípios brasileiros, e da complexidade das atividades finalísticas de ensino, pesquisa e extensão que neles se realizam.

As tomadas de decisões no ordenamento territorial, particularmente na locação física, projeto e a construção de edificações, contribuem para as condições gerais de sustentabilidade do campus, importando em questões como saneamento ambiental, eficiência energética, emissões de carbono e uso de água, dentre outras.
Nesse contexto, ao completar 60 anos de existência, a Universidade resgata sua concepção de instituição planejada e planejadora assumindo a responsabilidade de construir um instrumento técnico-científico de orientação para o planejamento e a gestão do território do Campus nesta próxima década. Assim, o Gabinete da Reitora (GRE), a Secretaria de Infraestrutura (Infra) e o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) da Universidade de Brasília (UnB) tornam público o Edital GRE/Infra/DPI nº 0001/2022, disponível no site da Infra, que visa a estimular e a viabilizar a execução de estudos técnicos e científicos voltados à atualização do Plano Diretor do Campus Universitário Darcy Ribeiro, por meio de auxílio financeiro a pesquisadores. O edital se destina a execução de sete estudos técnicos e científicos nos temas de (1) Morfologia Arquitetônica; (2) Infraestrutura de Transportes e Mobilidade; (3) Infraestrutura de Saneamento; (4) Infraestrutura de Energia Elétrica; (5) Conservação e Gestão Sustentável de Recursos Naturais, de Áreas Protegidas e demais Áreas Verdes; (6) Paisagem e Paisagismo; e (7) Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

Os proponentes devem se candidatar a somente um desses Estudos Temáticos. Porém, devem ter conhecimento e levar em conta todos os demais temas a fim de elaborar produtos que considerem os princípios da transdisciplinaridade e da integração. Os estudos técnicos e pesquisas de cada Eixo Temático devem originar um “Relatório dos resultados dos levantamentos, atualizações, mapeamentos e sistematização de dados”, cuja elaboração será subsidiada por dois seminários com a participação obrigatória de todas as equipes, e ampla divulgação à toda comunidade universitária. O Relatório será consolidado após o segundo seminário para entrega à Comissão, que realizará sua análise e aprovação para subsidiar discussões e contribuições participativas dos três segmentos da comunidade – docentes, discentes e técnico administrativos –, para a construção coletiva do novo Plano Diretor do Campus.

Vamos publicar novos informes para estimular a reflexão sobre o campus nos temas específicos e a formação de equipes proponentes dos estudos temáticos.