OPINIÃO

Sandro Augusto Pavlik Haddad é atualmente diretor do campus UnB-Gama e professor da Engenharia Eletrônica. Possui doutorado na área de Microeletrônica pela universidade TUDelft-Holanda.

Sandro Augusto Pavlik Haddad

O Campus UnB-Gama, conhecida também como, Faculdade do Gama (FGA) está celebrando nesta semana 14 anos de existência. É um momento para relembrarmos de toda a nossa história, de nossas lutas, de nossas dificuldades inicias. Dificuldades essas, inerentes de uma missão desafiadora que é a construção de um novo campus de engenharia da Universidade de Brasília. E, claro, relembrarmos sempre de nossas conquistas, alegrias e grandes amizades que construímos ao longo destes anos. Certamente estes anos iniciais exigiram de toda a comunidade da FGA muita responsabilidade e respeito à história de nossa universidade, com uma preocupação constante em manter o nível elevadíssimo do ensino, pesquisa e extensão, que sempre fizeram parte dos cursos da UnB. Posso afirmar com toda a certeza que, com o esforço de todos, atingimos o esperado sucesso acadêmico e científico, e toda a comunidade da FGA, professores, técnicos administrativos, alunos e terceirizados, se sente orgulhosa de fazer parte desta linda história.

Ao longo destes 14 anos, alcançamos grandes conquistas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Todos os 5 cursos de graduação, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Software, são reconhecidos pelo MEC como cursos que possuem um nível máximo de um ensino superior de qualidade. Pela indústria nacional, a FGA já é reconhecida como uma unidade que forma profissionais altamente capacitados e éticos. Na pesquisa, a FGA possui vários grupos de pesquisa que são referências nacionais/internacionais. Atualmente, temos uma forte presença da indústria brasileira no nosso campus, na execução de projetos de pesquisa, participação dos alunos em estágios e atividades profissionais nas diferentes áreas das Engenharias, como por exemplo, nas empresas Juniores e equipes de competição. Através desta interação entre setor produtivo/universidade, temos a inclusão no mercado de profissionais especializados, preparados para atender as demandas de inovação de novos produtos tecnológicos.

Com a criação dos novos campi da UnB, Gama, Planaltina e Ceilândia, colocamos uma pequena pedra na história da UnB. Mas seguramente, é uma pedra preciosa e bastante sólida, graças à competência de todos os envolvidos, que sempre demonstraram seriedade, dedicação e comprometimento na execução de suas funções. Atitudes essas que nortearão gerações futuras para manterem as qualidades acadêmicas e científicas destes campi, cultivando uma sistematização contínua, sem rupturas ou desconstrução dos excelentes trabalhos que já foram realizados. Contudo, o objetivo é seguir evoluindo, e pretendemos alcançar um patamar cada vez mais elevado na busca incessante da Excelência Científica e Acadêmica, se mantendo sempre como uma referência nacional e internacional.

Com 14 anos de idade, temos uma “unidade adolescente”. E como todo adolescente, que tem as suas inseguranças e frustrações, temos novos desafios. No entanto, em nome de toda a comunidade da FGA, solicito que sigamos com muita união, companheirismo e fé para superarmos estes desafios. Pessoalmente, é uma honra estar podendo representar a nossa querida FGA em um momento tão especial de consolidação e afirmação de nossos princípios. E para conseguir executar esta importante missão à frente da unidade, conto com a colaboração e empenho de todos e todas. Muito obrigado por construímos juntos esta linda família que se chama FGA! Sucesso à nossa FGA! Que Deus ilumine sempre o nosso caminho e rumos aos próximos 14 anos!