OPINIÃO

Pedro Zuchi é secretário de Meio Ambiente da Universidade de Brasília e professor do Departamento de Economia da UnB.

Alice Rosa Cardoso é mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília e servidora da UnB.

Mercedes Bustamante é professora titular da Universidade de Brasília e doutora em Geobotânica pela Universidade de Trier, Alemanha.

Pedro Zuchi, Alice Rosa Cardoso e Mercedes Bustamante

Preocupações crescentes com o aquecimento global e o clima, bem como os custos crescentes associados às atividades operacionais, demandam novas formas de pensar as decisões sobre o ambiente construído de campi universitários. A inclusão de noções e práticas voltadas para a sustentabilidade nas universidades geram processos de conscientização ambiental não só entre seus membros, mas também da comunidade local. Por isso, no âmbito da atualização do Plano Diretor do Campus Universitário Darcy Ribeiro, foi definido um eixo temático específico para a “Conservação e Gestão Sustentável de Recursos Naturais, de Áreas Protegidas e demais Áreas Verdes”.

As cidades devem se tornar um participante-chave nos esforços globais de conservação e restauração da biodiversidade. Ao mesmo tempo, se o objetivo do projeto urbano for criar ou reequipar cidades para que elas apoiem o bem-estar das pessoas, o apoio e a regeneração da biodiversidade urbana devem ser integrados na tomada de decisões de projetos e intervenções. Isto irá reestruturar a relação essencial entre homem e natureza e irá também ser útil para designers ou formuladores de políticas que trabalham para criar áreas urbanas potencialmente regenerativas.

O Campus Universitário Darcy Ribeiro é o maior e mais tradicional da Universidade de Brasília. No entanto, existe uma lacuna entre a ocupação do território e a preservação de mosaicos de paisagem natural. Se não for devidamente planejado, o crescimento físico da UnB, com o aumento do número de edificações para abrigar faculdades e departamentos, pode colocar em risco a biodiversidade e, por consequência, a prestação dos serviços ecossistêmicos a ela associados. Nesse contexto, fragmentos importantes de paisagem natural necessitam estar estabelecidos para que a expansão urbana do campus ocorra de maneira equilibrada com os sistemas ecológicos existentes. Entre os desafios a serem considerados, incluem-se:

• Evitar degradação e perda das áreas naturais, da qualidade ambiental e dos serviços ecossistêmicos do campus;
  • Investir na recuperação das áreas degradadas e no manejo de espécies exóticas invasoras; e
  • Recompor bordas e conexão entre fragmentos de Cerrado do campus.

Além de reconexões de paisagem, é igualmente importante fortalecer as interações entre a biodiversidade natural e as pessoas que usam o campus direta e indiretamente. Uma estratégia potencial é o estabelecimento de trilhas ecológicas que melhoram a integração entre as pessoas e a natureza, e ao mesmo tempo podem reintroduzir a biota nativa nos espaços urbanos e urbanizados do campus onde hoje há deficiência de sombra, umidade, e presença de fauna nativa.

A abordagem utilizada considerará os demais temas tratados na atualização do Plano Diretor, que são: a Morfologia Arquitetônica; a Infraestrutura de Transportes e Mobilidade; a Infraestrutura de Saneamento; a Infraestrutura de Energia Elétrica; a Paisagem e o Paisagismo; e o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

A fim de subsidiar os estudos relacionados a esses temas e a “Conservação e Gestão Sustentável de Recursos Naturais, de Áreas Protegidas e demais Áreas Verdes”, foi lançado pelo Gabinete da Reitora (GRE), Secretaria de Infraestrutura (Infra) e o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) da Universidade de Brasília (UnB) o Edital GRE/Infra/DPI nº 0001/2022, disponível no site da Infra, que visa a estimular e a viabilizar a execução de estudos técnicos e científicos por meio de auxílio financeiro a pesquisadores. Os estudos relacionados ao tema de Conservação e Gestão Sustentável deverão conter relatório dos dados levantados, imagens e a identificação de áreas de interesse ambiental no território do campus.