OPINIÃO

Eduardo Oliveira Soares é doutor em Arquitetura e Urbanismo e servidor da Universidade de Brasília. https://linktr.ee/eduares

Eduardo Oliveira Soares

 

A cidade de Brasília e a Universidade de Brasília (UnB), inauguradas em 1960 e 1962, respectivamente, são frutos da crença na capacidade cultural nacional e de vultoso investimento no desenvolvimento do país. Com o intuito de assessorar tecnicamente a administração da Universidade em relação aos assuntos atinentes ao planejamento físico, no mês seguinte à sua inauguração foi criado o Centro de Planejamento (Ceplan), tendo como primeiro coordenador Oscar Niemeyer. Esse centro assimilou o espírito da época da sua implantação, criando e reunindo relevantes produções que podem ser caracterizadas como diferentes acervos.


O edifício onde o Ceplan está instalado – nomeado SG 10, sigla de Serviços Gerais – é representativo no acervo arquitetônico da UnB. Fruto de pioneira experiência com a tecnologia do concreto pré-fabricado tem, também, o diferencial de contar com obras de arte integradas. Outro acervo é o mobiliário presente no prédio, que compartilha o espaço com algumas relevantes maquetes de propostas arquitetônicas. Por fim, há o acervo constituído pela documentação, em formato físico ou digital, acerca dos planos e projetos de infraestrutura desenvolvidos pelo Ceplan em suas diversas escalas e especificidades.


Esses acervos devem ser divulgados para a comunidade universitária, pois o primeiro passo para se entender algo como passível de reconhecimento e ensinamento é descobrir ou atribuir um valor. Nesse caso, valor enquanto reminiscência relevante para a sociedade. A importância de um acervo pode ser reafirmada a cada pesquisa, observando que o que é irrelevante para alguns pode constituir o tema central da pesquisa de outrem.


O Centro de Planejamento Oscar Niemeyer constitui e abriga relevantes acervos que permanentemente despertam o desejo da sociedade em pesquisar, narrar e divulgar. Institucionalmente, estabelecer uma política de gestão desse acervo – e dos das demais unidades administrativas e acadêmicas – é uma demanda necessária. Afinal, os diversos acervos existentes na UnB apresentam relevância para a sociedade como um todo.


Esse texto é um extrato do artigo Acervos do sexagenário Centro de Planejamento Oscar Niemeyer da Universidade de Brasília, publicado na revista Paranoá, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.