OPINIÃO

 

Aline Lepinsk Romio e Silva é jornalista na UnBTV. Com quase trinta anos de atuação na iniciativa privada e no serviço público é especialista em Jornalismo Digital e Planejamento e Gestão Cultural. Atualmente é mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e coordenadora das áreas de Jornalismo e de Produção das Transmissões da UnBTV.

Aline Romio

 

Tão importante como inovar é comunicar uma inovação. A UnBTV ao longo dos seus 16 anos tem contribuído com essa missão para que a sociedade tome conhecimento do que a Universidade de Brasília (UnB) produz, assim como possa usufruir dessa produção, na medida do possível. No entanto, é sabido que a Comunicação também tem suas especificidades e demanda capacitação e treinamento, já que é uma área em frequente transformação.

 

Para tanto, a equipe da UnBTV foi além de exibir sua produção no canal 15 da NET DF, e avançou no Youtube, com transmissões ao vivo, e está com uma forte atuação no Instagram. Também se destaca com produções de séries, podcasts, grandes reportagens e mostras de cinema. Porém, a equipe ainda é reduzida para dar conta de toda a demanda gerada pela comunidade da UnB, além de oferecer novos produtos audiovisuais. As próprias qualificações profissionais precisam ser pensadas e repensadas para que a equipe não fique desfalcada com a saída de um servidor.

 

Essa realidade não é muito diferente de outros setores da UnB, porém a natureza da Comunicação precisa ser considerada na distribuição dos servidores. Para tanto, temos buscado a aproximação com outras televisões públicas e universitárias do Brasil e de outros países. A expectativa é que com a troca de experiências possamos aprimorar o desempenho, ainda que com um número reduzido de pessoal.

 

Nessa perspectiva, tive a oportunidade de conhecer a área de Comunicação da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), na Argentina. A visita foi proporcionada pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), uma rede de Universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que compartilham vocações e semelhanças nas estruturas acadêmicas e dos níveis dos serviços. Na UnB a iniciativa está sob a gerência da Secretaria de Assuntos Internacionais que deu todo o suporte para o intercâmbio pelo Programa ESCALA para Gestores e Administradores da AUGM.

 

Não é a primeira vez que um servidor da UnBTV tem a possibilidade de uma viagem ao exterior para eventos de Comunicação. Entretanto, a AUGM permite a ida específica para gestores, ainda que estes não sejam docentes. Isso propicia um acolhimento que nos leva a todas as áreas da Universidade receptora e a conhecer em detalhes as atividades do setor equivalente ao nosso.

 

Na UNQ, uma das realizações que chama a atenção é o “Prêmio Nuevas Miradas de Televisão - Melhor Produção de TV Universitária Latino-Americana”, que deve entrar no nosso radar para possível participação em uma próxima edição, bem como pode inspirar algo parecido no DF e na região. Assim, entre a realidade das atividades cotidianas vamos encontrando brechas para a capacitação continuada visando uma comunicação pública de qualidade, comprometida com a comunidade universitária. Contamos com a vantagem de sermos uma TV adolescente, criativa e ainda com espaço e vontade para contribuir com a transformação do futuro.

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.