OPINIÃO

 

 

Laura Davison Mangilli Toni

Vice-diretora e professora adjunta da Faculdade UnB Ceilândia. É doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

 

Maria Hosana Conceição

Professora associada da Faculdade UnB Ceilândia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG PROFNIT/ UnB. 

 

 

Márcia Cristina Freire de Souza

Secretária executiva da Faculdade UnB Ceilândia. É mestra em Gestão Econômica do Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade de Brasília

Feliz Ano Novo: resultados do Edital DEX UnB 60 anos no campi da FCE


Nesse ano de 2022 a Universidade de Brasília [UnB] comemorou os seus sessenta anos, dedicados tanto à formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, quanto às ações de pesquisa e extensão. Nesse contexto de comemorações, a Faculdade de Ceilândia [FCE], participou, com a ação de extensão intitulada “Reviver a história e construir o futuro – Rumo aos 15 anos da FCE”, referente ao “Edital Programa Especial de Extensão "UnB 60 anos – Etapa 1” [DEX/UnB]. A proposta do Decanato de Extensão [DEX], teve como principal objetivo apoiar as ações que compõem os projetos das Unidades, disponibilizará recursos na forma de bolsas de extensão e custeio para as unidades, com o objetivo de auxiliar a realização das atividades dos projetos.

Nesse sentido, em agosto de 2021 foi criada, no Teams, a equipe de trabalho com as participações de estudantes, técnicos administrativos e docentes, para preparar o projeto de ação de extensão, visando contribuir com o Edital DEX.  Inicialmente, foi sugerida uma proposta  que abrangesse os conteúdos destinados aos seis cursos da saúde, oferecidos no campi da FCE, tais como:  a) realização de uma Mostra com o título “Projetos da FCE 13 anos”, com o principal objetivo de apresentar, à comunidade da UnB, as realizações de trabalhos dos estudantes da Enfermagem, da Farmácia, da Fisioterapia, da Fonoaudiologia, da Terapia Ocupacional e da Saúde Coletiva, no formato de vídeos curtos preparados pelos bolsistas da proposta de extensão; b) duas Mesas Redonda, com as participações dos discentes, técnicos administrativos e docentes, com destaque para os temas da saúde mental durante as aulas online no período da pandemia da Covid-19; desafios e demandas para a FCE no contexto da pandemia da Covid-19 e uma terceira ação, c, no formato de simpósio, intitulada “ Reviver a história e construir o futuro: projeto de formação da FCE, avanços e desafios para a UnB”, que tratou da construção da FCE no período da expansão da UnB para os campi.  

Após ter a proposta avaliada, aprovada, com recursos de quatro bolsas de extensão, para estudantes da Graduação, a equipe de trabalho encaminhou a ação na Plataforma Sigaa, para ser oficializada como ação de extensão que recebeu o código EV071-2022. As atividades, principalmente, no modo online, ocorreram nos meses de abril a setembro de 2022.

Como resultados destacamos a participação dos estudantes bolsistas na confecção dos vídeos curtos, dando oportunidade de apresentar tanto à comunidade acadêmica da UnB e ao mundo como um todo, pitches de cada curso da FCE. Em alinhamento aos trabalhos dos estudantes, no dia 20 de setembro, a professora Diane Maria Scherer Kuhn Lago, mediou os trabalhos da mesa-redonda, que tratou do tema do enfrentamento e dos desafios, frente à pandemia da Covid-19, para a saúde mental. Nessa ação de extensão, tivemos a oportunidade de conhecer os trabalhos da professora Ana Cláudia Afonso Valladares Torres, no tema da cromoterapia, bem como o relato da Enfermeira Vitória Reis Soares, formada pela FCE, que nos apresentou  a sua experiência como estudante e como extensionista na FCE e para encerrar os trabalhos, naquele momento,  a pedagoga Joana D'Arc Sampaio de Souza, representante da CoEduca/DASU do Decanato de Assuntos Comunitários [DAC/UnB], que  nos abrilhantou com os relatos  da  sua experiência, durante a construção da FCE, nos atendimentos aos estudantes da assistência estudantil. Assim, para encerrar os trabalhos, daquela manhã de setembro, a professora Maria Hosana Conceição e os seus estudantes bolsistas de tutoria, das disciplinas da química, Christian Mateus O. de Souza, Lorrayne Pereira Nobre e Josiane Silva de Souza, que apresentaram os resultados dos seus trabalhos sobre o uso das ferramentas tecnológicas do Teams, do TRELLO e do Socrative, nas aulas do período  online. O simpósio foi mediado pela Márcia Cristina Freire de Souza, Secretária executiva da FCE, que conduziu os trabalhos da professora Diana Lúcia Moura Pinho, ex-diretora da Faculdade de Ceilândia e do professor de Emerson Fachin Martins, que nos presentearam com a descrição da linha do tempo da construção da FCE e dos avanços nos seus quatorze anos nos 60 anos da Universidade de Brasília. 

Em adição às ações acadêmicas, a equipe de trabalho realizou, no mês de novembro, a ação de doação de sangue, tendo como organizadora a professora, do curso de fisioterapia, Aline do Carmo. O evento contou com as participações dos bolsistas, contemplados no “Edital Programa Especial de Extensão "UnB 60 anos – Etapa 2”.

O encerramento dos trabalhos da equipe ocorreu na segunda semana de dezembro com o café da manhã, na reunião do Conselho Pleno da FCE, onde o evento marcou o início das atividades comemorativas dos 15 anos da FCE [em 2023].

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.