OPINIÃO

Sergio Ricardo Thomaz é professor do curso de Fisioterapia no campus da Faculdade de Ceilândia na Universidade de Brasília.

Sergio Ricardo Thomaz

 

Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) passou a ser considerado um problema de saúde pública mundial nos anos 2000, quando foi criado o Dia Mundial de Combate à LER/DORT observado em 28 de fevereiro. A criação desta importante data objetiva conscientizar a população e chamar a atenção das autoridades sobre os riscos desse problema ocupacional e promover medidas de prevenção e tratamento contra às LER/DORT.

 

Dados do Ministério da Saúde (2019) no Brasil desta doença, que afeta a qualidade de vida do trabalhador, sua produtividade laboral, seu comprometimento profissional e sua vida financeira, reflete um desafio significativo para a saúde ocupacional no país. Estudos indicam que as LER/DORT é uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil afetando trabalhadores de diferentes setores. Segundo levantamento deste órgão, 67.599 casos foram registrados entre os trabalhadores do país de 2007 a 2016, sendo que o total de notificações cresceu 184%.

 

Mas afinal, o que é a LER/DORT? O termo DORT foi introduzido para substituir a sigla LER, pois estes distúrbios osteomusculares podem ser causados pela sobrecarga muscular, por movimentos repetitivos e por posturas inadequadas relacionadas à ocupação, isto é, quando a condição de trabalho é desfavorável, o corpo humano é afetado.

 

No Brasil, os distúrbios mais frequentes são as cervicalgias e lombalgias (dor na região cervical e lombar), as tendinites ou tenossinovites (principalmente no ombro, cotovelo e punho) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo. Sintomas como dor localizada, dificuldade de movimentação, fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de temperatura e sensibilidade, redução na amplitude do movimento, dificuldades para o uso dos membros, particularmente das mãos, são comuns nestes casos e é fundamental buscar auxílio médico e tratamento no início dos sintomas.

 

Mas, afinal como podemos preveni-la? Para isso, algumas medidas devem ser tomadas no ambiente de trabalho e no dia a dia como:

 

1. Os locais de trabalho devem ser projetados de forma ergonômica para reduzir o esforço físico excessivo como, por exemplo, introduzir apoios ergonômicos para os punhos e pés durante a utilização do computador e manter o monitor na altura dos olhos durante as atividades laborais.

2. Promover pausas regulares a cada 60 minutos e alternância de tarefas para reduzir a sobrecarga repetitiva em músculos e articulações.

3. Educar os trabalhadores sobre práticas seguras de trabalho, posturas corretas e técnicas de levantamento de pesos adequados.

4. Utilizar ferramentas e equipamentos ergonômicos como cintas e outros acessórios de proteção durante tarefas que exijam esforço físico, pois ajudam a reduzi-lo e a minimizar o risco de lesões.

5. Realizar avaliações regulares dos riscos ergonômicos nos locais de trabalho e implementar medidas corretivas quando necessário.

6. Incentivar um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, alimentação balanceada e boas práticas de sono visando fortalecer o corpo e reduzir o risco de lesões.

7. E o mais importante, a intervenção precoce, pois reconhecer os sinais de LER/DORT e intervir rapidamente com medidas preventivas e tratamentos adequados pode evitar complicações e incapacidades a longo prazo.

 

Enfim, abordar efetivamente estes distúrbios requer uma abordagem multissetorial e multiprofissional visando implementar medidas preventivas e programas de saúde ocupacional. E, apesar do aumento significativo na conscientização sobre os riscos das LER/DORT, dos avanços tecnológicos que tem contribuído para reduzir a carga de trabalho físico repetitivo, do Brasil possuir legislação específica relacionada à saúde e segurança ocupacional como, dentre outras, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17) que trata da ergonomia no ambiente de trabalho e estabelece diretrizes para a organização do trabalho visando à prevenção de LER/DORT, infelizmente, nem todos os trabalhadores têm acesso adequado a serviços de saúde ocupacional e tratamento especializado para LER/DORT, o que pode dificultar a prevenção e o manejo dessas condições.

Portanto, embora tenha havido progressos significativos, o combate às LER/DORT continua sendo um desafio contínuo que exige esforços coordenados de diversos setores, incluindo governos, empregadores, profissionais de saúde, principalmente os médicos de trabalho e fisioterapeutas, e trabalhadores. Enfim, a pesquisa contínua, a educação e a implementação efetiva de medidas preventivas são essenciais para enfrentar esses problemas de saúde ocupacional.

 

Referências: 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia de vigilância em saúde: volume 3 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente. – 6. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2023. 3 v.: il. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/vigilancia/guia-de-vigilancia-em-saude-volume-3-6a-edicao/view

"Norma Regulamentadora 17 (NR-17) - Ergonomia" – Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-17-atualizada-2022.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dor relacionada ao trabalho: lesões por esforços repetitivos (LER): distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/arquivos/link/noticias/PROTOCOLO%20LER%20DORT%20DO%20MS20140228101220.pdf/view.

Iwami RS, Silva MT, Bergamaschi CC. Prevalência de lombalgia e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em empregados domésticos e de limpeza brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde 2013 e 2019. Rev Bras Med Trab. 2023:21(2).e2021887. Disponível em: http://dolorg/10.47626/1679-4435-2021-887

Gotardelo, M.P.S., Rodrigues, A.L.M., Quaresma, F.R.P. et al. Work-related musculoskeletal disorders in vulnerable populations: what are the most common body parts affected?. BMC Public Health 23, 1635 (2023). Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12889-023-16570-2

Santos IN, Oliveira AS, Viscardi LGA, Suassuna JAS, Santos ACS, Brasileiro-Santos MS. Riscos ocupacionais e queixas osteomusculares entre trabalhadores: um estudo transversal. Rev Bras Med Trab. 2023:21(2).e2022878. Disponível em: http://doi.org/10.47626/1679-4435-2022-878.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.