OPINIÃO

Maria Hosana Conceição é química, professora da Faculdade de Ceilândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG PROFNIT/ UnB.  

 

 

 

Maria Hosana Conceição

 

Na última década, as universidades brasileiras têm se debruçado na avaliação do desempenho dos professores por parte dos estudantes, para conhecer as suas opiniões ou percepções sobre a atuação do(a) professor(a) na sala de aula. Trata-se de um tema interessante e relevante no âmbito da educação, pois procura buscar a percepção dos estudantes de uma dada disciplina, seja da graduação ou da pós-graduação, sobre a qualidade do ensino da aula, o método empregado e a interação professor-estudante. Neste contexto, a Universidade de Brasília (UnB) tem aplicado questionários semestrais, principalmente, nas turmas de disciplinas da graduação.

 

Na UnB, a avaliação docente tem sido realizada há mais de duas décadas. Inicialmente, a responsabilidade pela preparação do questionário e aplicação, a cada semestre, ficava a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a divulgação dos resultados era feita pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o qual encaminhava os resultados para as equipes das unidades acadêmicas (UAs) que os distribuíam para os professores. Em 2013, a UnB criou a Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída pela Resolução Consuni nº 31/2013. A CPA tem as representações dos discentes, dos técnicos administrativos e dos docentes, permitindo assim uma melhor rastreabilidade dos dados, na minha percepção.

 

As perguntas do questionário se concentravam em tópicos, a saber: 1. percepção discente sobre a atuação do docente, contendo seis perguntas, tais como: 1.1. o professor desenvolveu a disciplina de acordo com o plano de ensino apresentado?; 1.2. o professor foi efetivo na comunicação com os estudantes (foi claro na apresentação dos objetivos e no desenvolvimento dos conteúdos?); 1.3. o professor mostrou interesse e disponibilidade para atender os estudantes no desenvolvimento da disciplina?; 1.4. o professor domina o conteúdo ministrado?; 1.5. as avaliações realizadas foram coerentes com os objetivos e o conteúdo ministrado? e 1.6. o professor utilizou estratégias de ensino-aprendizagem adequadas?; 2. autoavaliação, com a pergunta única: participei das atividades desenvolvidas na disciplina e realizei os estudos e as tarefas solicitadas, com dedicação, compromisso e responsabilidade; 3. Referências Bibliográficas: a bibliografia adotada na disciplina foi relevante para os meus estudos? As respostas eram dadas segundo o modelo estatístico de Yoshio Samejima, conhecido no campo da psicometria, como o Modelo de Resposta Gradual (GRM, em inglês); que permite que os itens tenham mais de duas opções de respostas.

 

Segundo a busca no Chat GPT (OpenAI, 2024), os Modelos de Samejima são amplamente utilizados nos campos da educação, da psicologia e da medicina com a finalidade de se medir, de forma precisa e confiável, as habilidades e os atributos latentes de um estudo.

 

Dessa forma, as respostas eram dadas em categorias de a) discordo totalmente (%); b) discordo parcialmente (%); c) não concordo e nem discordo (%); d) concordo parcialmente (%); e) concordo totalmente (%) e f) questões não respondidas (%). O relatório, com o resultado da avaliação docente, era apresentado na forma de um gráfico com cinco cores, desde o vermelho ao azul, e com dois retângulos, logo abaixo do gráfico; sendo o primeiro com a nota do desempenho do(a) professor(a) e o segundo com a nota do desempenho da Unidade Acadêmica (UA). Por suposto, almejamos sempre estar com a bandeirinha na cor azul, do gráfico, e com a nota próxima da nota da UA. Além disso, o modelo GRM, usado nos cálculos, permitia comparar os resultados de cada semestre, viabilizando o acompanhamento e o monitoramento das avaliações atribuídas aos professores, em diferentes semestres.

 

No primeiro semestre de 2020, ainda no enfrentamento da pandemia da covid-19, e com as aulas no modo online, usando as plataformas Teams (Office 365) e, Aprender 3 (Moodle), recebemos a primeira avaliação feita na plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). É importante observar que o questionário do SIGAA contém, exatamente, as mesmas perguntas do tópico 1 [de 1 a 6], do questionário da CPA, e com a possibilidade de respostas numa escala de zero a dez. A nota final é representada por uma média e pelo desvio padrão. Aparentemente, creio que as notas subiram com esse novo formato ou se trata de uma ilusão com os números em uma nova escala? Mas ainda não conseguimos interpretar quando recebemos a verdadeira nota.

 

Recentemente, Miller e colaboradores (2022) estudaram a relação entre a avaliação docente, denominada Student evaluations of teaching (SET), realizadas por estudantes de uma universidade da Flórida /EUA, que cursaram as disciplinas Química I e Química II. Assim, os pesquisadores puderam relacionar as notas obtidas na Química II com as avaliações, dadas por aqueles estudantes aos professores da Química I, e concluíram que as melhores notas dadas aos professores não indicaram um maior aprendizado dos estudantes na disciplina seguinte, Química II. Assim, os pesquisadores concluíram, reiterando afirmações da literatura de que “na melhor das hipóteses os SET podem medir a aprendizagem percebida, que segundo com os estudos, tem pouca ou nenhuma relação com a aprendizagem real, mas podem, simplesmente, avaliar algo que esteja relacionado com a satisfação e a vivência na disciplina” (Miller e cols., 2022, p. 1.345).

 

Considerando o título do artigo, na minha opinião, a nova maneira de ensinar com as novas tecnologias da educação poderá nos ajudar neste desafio de preparar questionários avaliativos para conhecermos a opinião dos estudantes quanto às competências, reais, do(a) professor(a), neste contexto da transformação do ensino-aprendizagem com o uso dessas tecnologias.

 

Referências

 

Ann Miller, M. H. Clark, Julie Donnelly, and Debbie Hahs-Vaughn. The Relationship of Student Evaluations of Teaching to Futur Performance in a Chemistry Course Sequence Journal of Chemical Education, 2022, 99 (3), 1336-1346. DOI: 10.1021/acs.jchemed.1c01020.

 

ChatGPT. (2024, abril 22). Evaluaciones de los profesores por los alumnos en las universidades brasileñas [Mensaje en línea]. OpenAI.

 

OpenAI. (2024, abril 23). Estudios estadísticos de Samejima [Mensaje en un foro en línea]. ChatGPT. https://openai.com/chatgpt.

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