OPINIÃO

 

Maria Hosana Conceição é química, professora da Faculdade de Ceilândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG PROFNIT/ UnB.

 

 

Paula Meyer Soares é economista, professora da Faculdade do Gama. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG PROFNIT/ UnB.

Maria Hosana Conceição e Paula Meyer Soares

Com a pandemia da covid-19 nos preparamos para as aulas online, realizando os cursos de capacitação oferecidos pelas equipes do Centro de Ensino a Distância (Cead), com o apoio da Coordenadoria de Capacitação vinculada ao Decanato de Gestão de Pessoas da Universidade de Brasília (PROCAP/DGP/UnB), que nos ofereceram os cursos de capacitação nas plataformas do aprender 3 (Moodle) e do Teams do Office 365 (O365).

 

Naquele período de formação, nos foram ofertados mais de duas dezenas de cursos e praticamos diversos tipos de atividades colaborativas, como, por exemplo, exercícios online na equipe do Teams, atividades síncronas durante a aula e, também, tirávamos dúvidas na reunião síncrona ou no chat da equipe do Teams.

 

No primeiro semestre de 2022, quando voltamos às aulas, no modo presencial, estávamos tão adaptados às plataformas tecnológicas que foi necessário adequar as aulas presenciais, que antes eram ministradas na lousa e com os slides do Power Point, aos recursos do Teams. Assim, fizemos um esforço e preparamos a disciplina na equipe do Teams, considerando o modo presencial (um desafio...).

 

Nesse artigo de opinião serão apresentados os resultados do uso do Class Notebook para uma disciplina obrigatória, da pós-graduação, intitulada Seminário Integrador. Geralmente, a disciplina é trabalhada em dupla de professores e tem como objetivo principal promover o debate de produção científica e tecnológica relacionado com os temas das dissertações. Assim, os 12 estudantes matriculados foram adicionados como membros da equipe do Teams, previamente, configurada com o Class Notebook. Na parte coletiva do Class Notebook encontram-se as seções, tais como, a Biblioteca de Conteúdos e Espaço de Colaboração. Nesse sentido, o Plano de Ensino e o template do resumo ficaram disponíveis na Biblioteca de Conteúdos. No Espaço de Colaboração, onde todos os membros da equipe podem editar, foi compartilhado o Quadro do Cronograma das Apresentações; com uma dinâmica que fomenta a aprendizagem ativa.

 

Assim, cada estudante escrevia a data e o tema do seminário, podendo alterar e fazer revisões posteriores. Esta capacidade de centralizar os recursos didáticos num só lugar, simplifica a gestão dos conteúdos, garantindo aos estudantes e às professoras o fácil acesso a todos os recursos necessários para aprofundar o tema da disciplina.

 

Na parte individual do Class Notebook, cada estudante recebeu duas seções, previamente, configuradas com os nomes, Resumo e Apresentação dos slides; podendo, a seu critério, criar seções próprias. Esta capacidade de personalização permite a cada estudante adaptar o Class Notebook às suas necessidades específicas para a aprendizagem e receber o feedback, imediato, das professoras para cada tarefa apensada.

 

Com essa configuração do Class Notebook, foi possível chegar ao final do semestre e solicitar aos estudantes para avaliar o curso. Nesse sentido, foi preparado um questionário forms, contendo quatro perguntas e configurado para não ter a identificação de nome e tampouco número de matrícula. As respostas foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ. O corpus textual analisado foi composto de doze diferentes textos e contou com o total de 663 ocorrências de 216 formas léxicas. Para alinhar os dados foi utilizada a análise de similitude, que demonstra a forma como as palavras de um determinado corpus textual se agrupam em comunidades de palavras presentes em diferentes temáticas.

 

Desta forma, a análise de similitude apresentou quatro comunidades de palavras com temas tais como: disciplina, dificuldades, Teams e Profnit. Para a disciplina, os estudantes, em geral, apontaram satisfação com a disciplina e reforçaram a sua importância para a troca de conhecimentos entre estudante e as professoras e entre os colegas. A partir dos relatos dos estudantes ficou reforçado que a disciplina foi considerada “boa” a “muito boa”, além de coerente, desafiadora e esclarecedora. Por outro lado, também, foram apontadas algumas dificuldades, apresentadas nas palavras “ficar”, “claro” e “confuso”, como parte da percepção dos estudantes. Alguns estudantes relataram a sensação de confusão com a apresentação inicial da disciplina e com o formato das aulas. Além disso, os estudantes também apontaram que os objetivos da disciplina e das apresentações não ficaram claros o suficiente. Os relatos destacam, em especial, a falta de feedback em atividades, falta de clareza nos critérios de avaliação e dificuldade com a utilização do Teams.

 

Na comunidade Teams, quanto ao recurso do Class Notebook, os estudantes destacaram a importância do uso do teams para a troca de informações das aulas e comentaram que poderiam ter sido utilizados outros recursos além do Class Notebook e com “mais profundidade”. Nesse sentido os estudantes apontaram, ainda, as suas percepções sobre a apresentação do seminário e os feedbacks como sendo em geral positivos, evidenciados pelo verbo “gostar”. A comunidade Profnit, que tratou do programa do mestrado (CDT/UnB), apontou que as aulas foram coerentes com a temática do PPG. Por outro lado, a maioria dos relatos enfatizou as insatisfações em relação às regras estabelecidas pelo programa de mestrado nacional. Tais relatos de insatisfação não abordaram a metodologia da disciplina, em si, mas sim um desalinhamento entre as questões normativas do PPG nacional e os requisitos da grade curricular no ponto focal CDT/UnB.

 

Com estes resultados, na nossa opinião, o uso da ferramenta Class Notebook propicia, ao estudante, um aprendizado dinâmico e compartilhado no âmbito do ensino de pós-graduação, com a construção de pensamento crítico, diverso e ampliado acerca de vários temas estudados em cada módulo do curso. Além de permitir centralizar e otimizar os recursos educacionais com eficiência e sem retrabalho; pelo envio de comentários e sugestões, em tempo real, no Class Notebook de cada estudante participante.

 

Nesse sentido, a nossa perspectiva é ampliar o uso do Class Notebook para outras disciplinas do PPG Profnit e aperfeiçoar o seu uso, com os estudantes, escrevendo o passo a passo dos recursos do Class Notebook.

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