OPINIÃO

Caio Frederico e Silva é diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Doutor pela UnB e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador do Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo (LaSUS/UnB) e pesquisador colaborador do Critical Landscapes Design Lab (GSD/Harvard University).

Caio Frederico e Silva

Entre os dias 12 e 17 de maio de 2024, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo participou de uma missão internacional com o objetivo de estreitar relações acadêmicas com a República Tcheca. A FAU foi representada pelo diretor da escola, o prof. Caio Silva, e o coordenador de assuntos internacionais da FAU, prof. André Costa. Primeiramente, os professores reuniram-se com a embaixadora do Brasil na Tcheca, Sônia Regina Guimarães Gomes, egressa da UnB. Durante a viagem, os professores visitaram quatro faculdades em três diferentes cidades: Praga, Liberec e Brno.

As articulações para a visita foram conduzidas pela embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrilova, e pelo professor Marco Maio, professor assistente da CVUT em Praga. O professor e arquiteto Marco veio ao Brasil em 2023 por ocasião da organização da Semana da República Tcheca na FAU UnB, que contou com workshops, palestras e a exposição sobre a "Villa Tungendhat: a invenção do espaço fluido moderno", a casa icônica em Brno projetada por Mies Van Der Rohe.

A primeira e mais importante reunião ocorreu na Faculdade de Engenharia (Fakulta stavební ČVUT v Praze) da Universidade Politécnica de Praga (CVUT), que abriga o Departamento de Arquitetura. A CVUT está ranqueada como uma das mais importantes universidades europeias e está entre as melhores 400 universidades do mundo, segundo o ranking QS World University Ranking de 2023, na qual a UnB ocupa a posição entre 801-850.

A reunião contou com a participação, em nome da CVUT, dos colegas Jiří Máca (Diretor da Faculdade de Engenharia Civil), Zuzana Pešková (vice-diretora de Educação), Mikulas Hulec (chefe do Instituto de Supervisão / Membro do PBP A+S), Karel Pavelka (vice-diretor de Assuntos Internacionais) e do professor Marco Maio (professor assistente Katedra Architektury); e, em nome da Universidade de Brasília, do Diretor da Faculdade, Professor Caio Silva, e do coordenador de Assuntos Internacionais, professor André Costa.

A missão acadêmica internacional da FAU-UnB à FSv-CVUT teve como objetivo realizar uma reunião com professores, visitar a infraestrutura da Faculdade e formalizar, após a assinatura do Memorando de Entendimento no ano de 2023, o convite para a proposta de Dupla Diplomação entre a FAU-UnB e a FSv-CVUT, tema que foi prontamente acolhido ao final da reunião.

A missão presencial mostrou-se fundamental não apenas para entendermos o que a CVUT e a UnB têm em termos de estrutura física e pedagógica e de cultura universitária para oferecerem uma para a outra, mas, principalmente, para se estabelecerem as discussões iniciais do acordo de Dupla Titulação, similar ao que temos hoje em atividade e com sucesso com o Politécnico de Turim (POLITO).

Na semana da missão, os professores Caio e André estiveram também na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Técnica de Liberec e na Universidade Técnica de Brno. Em visita à cidade de Liberec, os professores foram recebidos por Blanka Kirchner, Vice-Dean de Assuntos Internacionais da Universidade, que os guiou pelo campus universitário, pela faculdade de arquitetura, pelo ateliê integrado, quando os professores assistiram a uma apresentação de Trabalho Final de Arquitetura, demonstração da qualidade formativa dos alunos da TUL - Liberec.

A reunião na Universidade Técnica de Brno (Vysoke Uceni technive - VUT) contou com a presença do reitor da Universidade, o sr. Ladislav Janícek, com o diretor da Faculdade de Arquitetura, o sr. Radek Suchánek e a vice-diretora de Assuntos Internacionais, a sra Maria Jojo, além da Embaixadora Pavla que acompanhou os professores Caio e André em jornada à cidade. Foi feita uma apresentação da FAU-UnB no gabinete do Diretor da escola e posteriormente realizado um tour pelo edifício que abriga a escola de arquitetura, onde foi possível observar a qualidade da infraestrutura e do ensino e pesquisa da Universidade.

Por fim, para além da parceria com a CVUT, ficou na agenda da FAU-UnB a costura de novas parcerias nas Universidades de Liberec e Brno, em que novos Memorandos de Entendimento devem ser assinados ao longo do ano. Quanto à proposta de dupla titulação com a CVUT, já está sendo montado um Plano de Trabalho com professores das duas instituições. A previsão é que a partir de 2025 as Faculdades iniciem os editais para o intercâmbio de estudantes.

A missão faz parte dos trabalhos de Internacionalização da FAU e da UnB, no âmbito das atuações do INT-UnB e do INT-FAU, em busca de parcerias com universidades e departamentos fora do Brasil que dialoguem com nossa faculdade, com nossos temas de pesquisa e que possam expandir os horizontes de nossa formação, acrescentando uma experiência de mundo ao currículo de nossos estudantes e pesquisadores.