OPINIÃO

Isabela Silveira Rocha é doutoranda no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB), coordena o Grupo de Trabalho em Estratégia, Dados e Soberania do Grupo de Estudos e Pesquisas em Soberania Internacional do Instituto de Relações Internacionais (GEPSI/IREL) e membra do Núcleo de Pesquisa Informação Pública e Eleições (IPê).

Robson Cunha Rael é doutorando no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB) e coordena o Grupo de Trabalho sobre Política Externa e de Segurança de Alemanha e Rússia no Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional da Universidade de Brasília (GEPSI/UnB).

Isabela Silveira Rocha e Robson Cunha Rael

Os doutorandos Isabela Rocha e Robson Rael, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB) e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB), respectivamente, organizaram o painel Populism, Polarization, and Cultural War in Brazil-World Relations no Colóquio IPSA 2024, realizado na Moldávia, entre os dias 28 e 31 de maio, na Universidade Estatal da Moldávia.

Motivados pela complexa dinâmica do populismo e da guerra cultural nas relações exteriores recentes do Brasil, os doutorandos idealizaram um painel que investiga como esses fenômenos moldam a política externa e a imagem internacional do Brasil. Destacando o Brasil como um caso discordante em termos de conflitos étnicos, onde a brutalidade policial e as violações dos direitos indígenas substituem limpezas étnicas ou genocídios comuns em outras regiões, o painel buscou compreender como esses movimentos populistas influenciam a política externa brasileira e o papel estratégico do país nas relações diplomáticas globais.

O painel contou com a participação de pesquisadores que abordaram a questão sob diferentes perspectivas:

Bolsonaro and Lula’s Foreign Affairs and Cultural Discourse surrounding the Globalism versus Globalization dichotomy - Isabela Rocha, Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB), e Joscimar Souza Silva, Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB).

Culture Wars Beyond Borders: Understanding International Influences on Brazilian Conspiracy Theory Communities - Ergon Cugler, Fundação Getulio Vargas (FGV).

Germany and Brazil mediator role through the Russian-Ukrainian conflict - Robson Cunha Rael, Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB).

Exploring Aversion: Far-Right Leaders and Indigenous Peoples in Brazil - A Discourse Analysis of Jair Bolsonaro's Impact on Human Security and Foreign Policy - Luis Eduardo Mota Varela, Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB), e Lauro Henrique Gomes Accioly Filho, Departamento de Relações Internacionais da Universidade da Paraíba (UEPB).

Através de métodos diversos, como Análise de Discurso, Política Comparada e Relações Internacionais, os artigos apresentados exploraram a interseção entre movimentos populistas, liderança carismática e narrativas sócio-políticas polarizadoras, e como esses fatores influenciam a política externa e a mediação de conflitos no cenário internacional. O painel, presidido por Robson Cunha Rael e com o professor Cassius Chai (FDV - Faculdade de Direito de Vitória e ESG - Escola Superior de Guerra), proporcionou uma discussão rica e multidisciplinar, contribuindo para uma compreensão mais profunda do fenômeno global do populismo e sua manifestação única no Brasil. Além disso, Isabela também atuou como presidente e debatedora no painel Indigeneity and Political Participation in Latin America.

Os Colóquios da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) são alguns dos eventos mais prestigiados no campo da ciência política, reunindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais de diversas partes do mundo para debater temas atuais e relevantes na área. A IPSA é reconhecida por promover a cooperação acadêmica internacional e por fomentar o intercâmbio de ideias e metodologias inovadoras.

A Moldávia, país anfitrião do evento, vive um momento político delicado, marcado por desafios internos e externos. Recentemente, o país tem enfrentado instabilidades políticas, com tensões entre o governo pró-europeu e facções políticas que buscam um maior alinhamento com a Rússia. Além disso, questões relacionadas à corrupção e à integridade democrática continuam a ser pontos críticos de debate. A realização do Colóquio da IPSA na Moldávia destaca a importância do diálogo acadêmico em contextos de tensão política, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimentos e o fortalecimento das instituições democráticas.