Cecília Mayumi Shimoish*
Com profundo pesar, informamos o falecimento do professor aposentado Jose Matsuo Shimoishi, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, da Faculdade de Tecnologia, da Universidade de Brasília (UnB), nesse domingo, dia 21/07/2024. O motivo do óbito foi neoplasia maligna do sistema nervoso central, tumor cerebral.
Graduado em Engenharia Civil no Instituto Maua de Tecnologia (1974), com Mestrado e Doutorado na Universidade de Tóquio (1980 – 1986) e Pós-doutorado na Universidade de Porto (2008), lecionava como professor da Universidade de Brasília (UnB) desde 1986. Foi duas vezes Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Transportes. Aposentou recentemente em novembro de 2023.
Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento de Transportes, Transporte e Meio Ambiente, Transporte Rodoviário Interestadual, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Sistema Ambiental Monitoramento Ambiental e Logística e Gestão de Transportes.
De 1996 a 2010, foi o primeiro diretor do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru/UnB), destacando-se pelo estudo de soluções de aprimoramento dos sistemas de transportes nas cidades brasileiras. Realizou diversos projetos e cursos em cooperação com Detran/DF, ANAC, ANTT, Ministério dos Transportes, Infraero e outros órgãos públicos, além de empresas da iniciativa privada e também parceria com agência governamental e internacional, JICA.
Quem quiser prestar a sua última homenagem ao professor, o velório será no dia 23/07/2024, as 10h, no Cemitério Campo da Esperança, Capela 2. Depois, a cremação será às 14h30 no Cemitério Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás.
* É filha do professor Jose Matsuo Shimoishi
ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.