OPINIÃO

Márcia Abrahão Moura é reitora da Universidade de Brasília e professora do Instituto de Geociências. Doutora em Geologia pela UnB.

Queridas e queridos estudantes,

Hoje, com imensa alegria, damos início a mais um semestre letivo na Universidade de Brasília (UnB). É uma honra recebê-los e tê-los como parte desta comunidade acadêmica que se destaca como uma das melhores Universidades do Brasil e da América Latina, com forte compromisso social e ambiental.

Na UnB, temos orgulho de nossa história de pioneirismo em ações afirmativas, sendo a primeira universidade federal a implementar as cotas raciais. No ano passado, demos mais um passo importante ao criar o vestibular 60mais, reafirmando o nosso compromisso com a inclusão e a educação ao longo da vida. Neste semestre, recebemos o segundo grupo de estudantes dessa iniciativa, que se junta à nossa comunidade com suas experiências e sabedoria.

Também estamos muito felizes em compartilhar que, por meio de um acordo inédito, recebemos dois estudantes de Medellín, na Colômbia, que agora fazem parte da UnB, enriquecendo ainda mais a internacionalização e o nosso ambiente multicultural e diverso, além dos estudantes estrangeiros que ingressam de outras formas na UnB.

Sejam todas e todos muito bem-vindos! Nosso compromisso com vocês vai além da formação acadêmica. A UnB é um espaço de luta pela proteção do meio ambiente, pela defesa dos direitos humanos, pela promoção da diversidade e da inclusão, e pela valorização da democracia.

Aqui, acreditamos no poder transformador da voz de cada um e de cada uma, e incentivamos a participação ativa de todos nas decisões que moldam a nossa universidade. Em nossos conselhos superiores, por exemplo, temos uma representação plural dos três segmentos que compõem a nossa comunidade: estudantes, docentes, técnicos-administrativos e pessoas da comunidade externa.

Além da excelência no ensino, extensão, pesquisa e inovação, a UnB é também uma das universidades mais sustentáveis ambientalmente do país. Vocês terão a oportunidade de se engajar em projetos e pesquisas inovadoras que visam o bem-estar social e a preservação do nosso meio ambiente, bem como dos nossos excelentes programas de extensão que estreitam a relação entre a universidade e a sociedade.

Com o objetivo de dar melhores condições para que nossos estudantes permaneçam com qualidade na universidade, possuímos restaurante universitário, bibliotecas, moradia estudantil, além de diversos tipos de apoios e de bolsas.

Convidamos todas e todos a explorarem e se envolverem ativamente nas diversas atividades acadêmicas, artísticas, esportivas e culturais que oferecemos em nossos quatro campi: Ceilândia, Darcy Ribeiro, Gama e Planaltina, além das ações em nossos cinco polos de extensão e dos cursos de graduação a distância. Também terão a oportunidade de participar de atividades nas empresas juniores, atléticas e equipes de competição acadêmica. Esse é um espaço vibrante e acolhedor, onde vocês poderão construir novas amizades, participar de projetos transformadores e aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado que surgirem.

Aproveitem cada momento, cada desafio e cada descoberta. Esse é um momento único em suas vidas. Desejamos a todos um semestre repleto de aprendizados, realizações e muitas felicidades!

Sejam muito bem-vindas e bem-vindos!

Com carinho,

Márcia Abrahão Moura
Reitora da UnB

Enrique Huelva
Vice-reitor da UnB

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.