OPINIÃO

 

Caio Leboutte é doutor em Educação, Gestão e Difusão de Ciências na UFRJ. Bolsista da JICA - Japan International Cooperation Agency, em dois cursos promovidos pela NHK, no Japão, na área de TV Digital. Atualmente é gestor na UnBTV. Atuou por 10 anos como Diretor Executivo da TV Brasil e TV Escola. Membro Associado da Associação Rede Nacional de Ciência para Educação - UFRJ, onde foi Coordenador de Planejamento e Gestão por 14 meses.

 

 

João Vítor Coêlho é graduando em Ciências Sociais na Universidade de Brasília e estagiário na Coordenação de Relações Institucionais da UnBTV. Fez pesquisa de Iniciação Científica na temática de motoristas de aplicativo e trabalho plataformizado, investigando as dimensões das novas formas de trabalho.

Caio Leboutte e João Vítor Coêlho

 

A nova tecnologia que se avizinha, chamada TV 3.0, contempladas todas suas características, pode muito servir aos objetivos da UnBTV e catapultar este Canal Universitário para patamares bastante desafiadores e interessantes.

 

Deve-se contextualizar que os canais universitários são canais públicos educativos de comunicação e que devem estar a serviço das finalidades que norteiam as ações das universidades públicas do Brasil: ensino, pesquisa e extensão.

 

Esta característica certamente é um aspecto interessantíssimo que confere aos canais Universitários, invejável grau de liberdade e excelente potencial para utilização do manancial tecnológico de forma mais elástica, sem ter de se preocupar com as amarras existentes no setor privado, das quais destaca-se a busca incessante por faturamento e lucro que norteiam os veículos privados de comunicação.

 

Apesar de os parâmetros tecnológicos a serem utilizados pela TV 3.0 estarem ainda sendo definidos, algumas das características providas por esta tecnologia já estão definidas. Assim, no caso particular da UnBTV, há uma estratégia em curso, iniciada pelo desenvolvimento e publicação do App UnBTV.

 

O App UnBTV teve sua publicação na loja virtual Android no dia 08 de agosto de 2024 contendo funcionalidades como: entrega dos conteúdos audiovisuais por demanda, oferta da grade de programação e envio de sugestão de pautas para Redação.

 

Salienta-se que o App foi desenvolvido como WebApp, com tecnologia HTML5, concebido para, futuramente, ser incorporado pela TV 3.0, através do GINGA-HTML5.

 

Fonte: Artigo “Multidevice Support in the Next Generation of the Brazilian Terrestrial TV System”

 

O WebApp da UnBTV pode ser instalado para usuários Android. Por fim, ressalta-se que o WebApp UnBTV é fruto de exitosa e inédita parceria entre FGA e UnBTV. Todas etapas do desenvolvimento foram feitas pelos estudantes do curso de Engenharia de Software do Campus do Gama da UnB, lecionadas pelo Prof. Hilmer Neri e cujo desenvolvimento dialoga estritamente com as necessidades pedagógicas que estes alunos têm para com as disciplinas. Assim, o projeto mostrou para o corpo discente, docente e comunidade em geral que os saberes existentes na UnB são aplicáveis a demandas concretas e de mercado tanto na UnB, quanto extramuros à Universidade.


Referências

RNP/EDUPLAY. “Aplicativo UnBTV”. Disponível em: https://eduplay.rnp.br/portal/video/239589

SANTOS, J., VIEIRA, R. “Multidevice Support in the Next Generation of the Brazilian Terrestrial TV System”. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/383289545_Multidevice_Support_in_the_Next_Generation_of_the_Brazilian_Terrestrial_TV_System.

UNBTV. UnBTV lança aplicativo para celular. YouTube, 11 de novembro de 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bX-8WWmW06Q

UNB. SECOM “UnBTV lança aplicativo para celular”. Disponível em: https://noticias.unb.br/ensino/7519-unbtv-lanca-aplicativo-para-celular

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.