Durante o 51°Congresso Brasileiro de Geologia em outubro de 2024, sob iniciativa do aluno Diego Severino Silva Barbosa (UnB) e apoio da organização do evento, foi criado o Negrogeo, um grupo de apoio às pessoas negras nas Geociências. Em mesa redonda organizada para toda a comunidade negra presente no congresso, foi identificada a necessidade da criação de um grupo, visando ajudar e acolher pessoas negras no contexto da área, e durante este encontro foram discutidos e estabelecidos os objetivos do movimento, resumidos a seguir.
A formação de uma lista nacional de contato de pessoas negras na geologia, desde alunos até pessoas inseridas no mercado profissional, com o objetivo de ter um meio de contato com pessoas negras na geologia para auxiliar a resolver diversas situações. Além do tecimento de uma rede interna para o auxílio de pessoas negras em sua inserção no mercado de trabalho e em pesquisas com divulgação de membros do movimento. E da criação de grupos regionais para uma mobilização nacional do movimento e de grupos de apoio, aos quais as pessoas negras da geologia tenham fácil acesso.
Ainda, entre as lutas do movimento estão a conquista de uma maior representatividade de pessoas negras em empresas e pesquisas na área e de benefícios para os seus membros, como cursos de capacitação profissional, grupos de monitorias em disciplinas para alunos com dificuldades, auxílio em projetos científicos. Assim, como articulação com a Sociedade Brasileira de Geologia para a criação um projeto de custeamento de viagens a congressos para pessoas negras apresentarem projetos e terem um publico negro cada vez maior nesses eventos e na geologia.
Acesse fotos da 1° Reunião do NegroGeo.
ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.