OPINIÃO

 

Rayanne Iris de Souza Paolicchi da Costa é administradora e coordenadora de Planejamento e Apoio à Governança da Universidade de Brasília (UnB).

 

 

Rayanne Iris de Souza Paolicchi da Costa e equipe da Coordenação de Planejamento e Apoio à Governança

 

Ao olhar para o nosso futuro, pensamos logo em como alcançar os nossos objetivos pessoais e profissionais. Definimos estratégias, planos, caminhos e, quando necessário, mudamos de rota. O planejamento é como uma bússola norteadora diante do grande mapa que é a vida e a direção que vamos seguir é determinada por aquilo que pretendemos ser ou alcançar.

 

Na Universidade não é diferente. Nossa UnB planeja e realiza. Como fruto desse processo, podemos nos orgulhar pelos resultados de excelência alcançados em mais de seis décadas de uma Universidade vanguardista, potente e necessária. Conhecer o processo de planejamento da Universidade é fundamental para que nós, como cidadãs e cidadãos membros da comunidade universitária possamos participar da construção dos caminhos da Universidade no presente e da concepção do futuro que desejamos para a nossa UnB.

 

Todo esse processo, consolidado no Plano de Desenvolvimento Institucional, é delineado de forma participativa, integrando as áreas acadêmicas e administrativas, em busca da realização da missão institucional da UnB, a qual representa a sua razão de ser, e da visão da Universidade, ou seja, como a UnB pretende ser reconhecida no futuro. E como chegaremos lá? Pelo esforço empreendido por cada um de nós para a concretização de planos, iniciativas e ações que nos direcionem ao alcance dos objetivos da Universidade, representados em seu Mapa Estratégico. Por meio desse mapa, podemos compreender as relações entre o nosso dia a dia e as perspectivas de atuação da nossa UnB: o desenvolvimento institucional, as áreas transversais, o desenvolvimento acadêmico, e o mais importante, o valor que entregamos como instituição à sociedade.

 

Em diálogo constante com os valores da nossa Universidade, os objetivos estabelecidos no PDI UnB 2023-2028 nos convidam a compreender a UnB em sua totalidade a partir da integração de diversas áreas, as quais, cada uma em seu campo de atuação, contribuem para que a UnB alcance toda a sua potencialidade. Somos nós que fazemos acontecer. E para que os caminhos percorridos nos levem aos resultados pretendidos, é necessário conhecer, acompanhar, participar, dialogar e construir.

 

Com foco no presente, mas sem deixarmos de olhar para o futuro, convidamos toda a comunidade universitária para conhecer o planejamento da nossa UnB e a acompanhar a sua execução na prática. Por meio do PDI e demais documentos relacionados ao planejamento da Universidade, podemos conhecer as prioridades, políticas, planos e iniciativas que irão nos direcionar rumo ao alcance dos objetivos institucionais pretendidos. Compreenderemos onde pretendemos chegar, como podemos contribuir e se será necessário traçar novas rotas.

 

Em um contexto de mudanças, adaptações, novas ideias e perspectivas, é essencial que tenhamos um norte para seguir, uma bússola direcionadora, e é aqui que reside a importância do planejamento, como um guia orientador.

 

Conheça aqui a equipe da Coordenação de Planejamento e Apoio à Governança.

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.