Ádria Jane Albarado
“A presente publicação, mais do que nunca, é atualíssima e assume grande importância ao iluminar as sombras que pairam sobre as escolas em relação ao enfrentamento às violências e à promoção da cultura de paz”, este é um dos trechos do prefácio assinado por Marta Alves da Silva – renomada pesquisadora e gestora do tema – para a obra. O livro, de formato digital, é o mais novo lançamento da Editora Rede Unida.
Organizado por Dais Gonçalves Rocha, Ádria Albarado, Juliane Andrade e Sheila Giardini Murta, da Universidade de Brasília (UnB), o e-book é produto de dois projetos de extensão realizados em parceria com as Secretarias de Estado de Saúde e de Educação do Distrito Federal e a Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Cacriad/MS). Prevenção de Violências e Promoção da Saúde em Escolas destaca o trabalho interprofissional e as metodologias participativas para o diálogo teoria-prática e o desenvolvimento do ciclo ação-reflexão-ação frente às temáticas de prevenção de violências e promoção da saúde em escolas.
Com dez capítulos e um apêndice com o passo a passo para a realização de oficinas que utilizam o método da problematização realidade, o Arco de Maguerez, como modelos para intervenção com adolescentes e professores em ambiente escolar. Além disso, o livro apresenta imensa diversidade de profissões na produção de conhecimento e se destaca pela autoria compartilhada entre pessoas trabalhadoras, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UnB.
A obra é lançada no ano em que a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes Violências do Ministério da Saúde completa 25 anos no Brasil (PNRMAV). Para as organizadoras, a sincronia dos eventos traz à tona a relevância do fortalecimento da promoção da saúde e a contribuição da produção para a agenda.
Conforme Marta Alves da Silva, a publicação é um exemplo “vivo” da integração ensino-serviço-extensão, trazendo a universidade para a centralidade da política pública e do seu papel de servir à transformação. A expectativa das organizadoras é que as experiências descritas no livro fomentem novos fazeres no processo de articulação e integração entre gestão e instituição de ensino-pesquisa para o contexto escolar.
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