Eduardo Oliveira Soares e Vanessa Chini
O Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan) faz parte da história da Universidade de Brasília. Foi criado no mesmo ano da inauguração da UnB, em 1962. Desde então, apesar de algumas interrupções e percalços institucionais, é responsável pelo planejamento físico e pela elaboração de projetos relacionados a arquitetura e urbanismo.
Nos anos iniciais o Ceplan era dirigido por Oscar Niemeyer e é dessa época o projeto do icônico SG 10. O edifício foi construído em 1963 a partir de desenho de Niemeyer, detalhamento de João Filgueiras Lima, o Lelé, e paisagismo de Alda Rabello.
Na sua longa trajetória profissional, Lelé desenvolveu uma arquitetura com identidade própria, caracterizada pelo requinte e criatividade dos espaços, pela pesquisa de novas tecnologias, pela integração entre espaços internos e externos, pela presença da luz e da natureza. Já a arquiteta, urbanista e paisagista Alda Rabello Cunha foi uma pioneira em um campo de trabalho majoritariamente masculino. Ela desenvolveu vários projetos de integração paisagística colaborando com Niemeyer e Lelé. Seu foco era colaborar com a arquitetura de maneira funcional, resultando em um conjunto que levasse as pessoas a se sentirem bem.
No campus universitário Darcy Ribeiro, a dupla Lelé e Alda também assinou o projeto do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. O edifício, inaugurado em 2010, faz parte das Casas Universitárias de Cultura (CUC), coordenadas pelo Decanato de Extensão (DEX).
Durante décadas o SG 10 foi a sede do Ceplan, porém, no ano de 2023, o edifício passou a abrigar o Espaço da Memória (MemoUnB), que também integra a rede de Casas Universitárias de Cultura, e está destinado a, cada vez mais, promover ações para a preservação da memória institucional da UnB. Já o Centro de Planejamento Oscar Niemeyer e a Secretaria de Infraestrutura (Infra) atualmente ocupam prédio na área sul do campus.
A atividade de planejamento do Ceplan envolve considerar questões relacionadas ao passado, ao presente e ao futuro da Universidade. A relevância da arquitetura e dos espaços livres da UnB encantam grande parte da comunidade universitária, sendo um privilégio e um desafio para a equipe do Ceplan atuar em um dos mais belos campi do país.
A fim de lembrar permanentemente da pioneira equipe técnica do campo da arquitetura e do paisagismo na UnB, foi realizada uma singela homenagem a dois nomes que são referências nessas áreas. Na atual sede do Ceplan, a equipe trabalha em duas salas nomeadas de Alda Rabello e de Lelé. São nelas que estão sendo pensadas maneiras de registrar a memória das atividades relacionadas a infraestrutura; implementar ações de educação patrimonial; estabelecer parcerias com as demais unidades acadêmicas e administrativas da UnB; projetar espaços que associem qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Alda e Lelé presentes, vida longa ao Ceplan.
ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.